Notícias Notícias

Voltar

Novos colaboradores são recepcionados

Integração

Novos colaboradores são recepcionados

O total de 58 novos colaboradores participaram de evento de integração para após iniciarem as atividades no hospital

Nesta terça-feira, 03/11, mais uma integração de novos colaboradores aprovados no concurso da Ebserh foi realizada no Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), vinculado a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Por meio da Divisão de Gestão de Pessoas, uma programação foi montada para recebê-los, na qual os ingressantes foram divididos em dois grupos, um pela manhã e outro pela tarde, para atender as normas de distanciamento.  Participaram do evento 58 profissionais que estão aptos para assumir seus cargos, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e administrativos. Com isso, a instituição alcança a 52ª integração.

Durante os dois turnos, uma série de palestras foram ministradas com o intuito apresentar membros da gestão, esclarecer dúvidas e envolver os colaboradores com a missão, visão, valores e política de qualidade institucionais que deverão nortear as atividades no âmbito do hospital. A recepção aconteceu no auditório central da Unidade Presidente Dutra.

Para dar as boas-vindas foi transmitido um vídeo do presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, e a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, apresentou a equipe de governança, falou sobre a estrutura do hospital, como também sobre o seu papel no cenário estadual e nacional. “Antes de mais nada quero destacar que falo também em nome do reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, ao qual estamos diretamente ligados. Parabenizo a cada um de vocês por terem alcançado tamanha vitória e nos deixa muito felizes saber que mais um grupo de profissionais está chegando para somar com a nossa força de trabalho. Somos um hospital de ensino, de grande porte, estamos entre os cinco maiores da Rede e cada um que chega é fundamental para aprimorar nossos serviços e a nossa missão principal que é formar com excelência profissionais para a área da saúde. ”

O HU-UFMA configura-se, atualmente, na maior estrutura formadora de recursos humanos para a Rede de Saúde do estado, que incorpora na sua atuação, atividades integradas de ensino, pesquisa e assistência à saúde. Após o evento, os profissionais integrados já iniciam de imediato suas atividades nos setores de lotação.

Saiba mais

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país. 

Em 2013, a UFMA assinou o contrato com a Ebserh, cuja criação integra um conjunto de medidas adotadas pelo Governo Federal para a reestruturação dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.  A Ebserh passou a ser a responsável pela gestão do HU-UFMA, assumindo a coordenação e avaliação da execução das atividades do hospital; apoiando tecnicamente à elaboração de instrumentos de melhoria da gestão, além da distribuição de recursos para melhoria dos serviços prestados.

Imagens: