Gestão de Pessoas
Segurança e Medicina do Trabalho
SERVIÇO DE SAÚDE OCUPACIONAL E SEGURANÇA DO TRABALHO
SOST – SEGURANÇA DO TRABALHO
1 IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO
Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho – SOST
Equipe: Engenharia de Segurança do Trabalho
2 APRESENTAÇÃO DO SERVIÇO
O SOST- Segurança do Trabalho, integrado à Divisão de Gestão de Pessoas, é constituído por dois engenheiros de segurança do trabalho e seis técnicos de segurança do trabalho. Normatizado e dimensionado pela Norma Regulamentadora n.º 4, do Ministério do Trabalho e Emprego, o SOST tem a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho. Entre os objetivos do SOST, podemos destacar:
Desenvolver a conscientização dos empregados sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção.
Manter permanente relacionamento com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, valendo-se ao máximo de suas observações, além de apoiá-la, treiná-la e atendê-la, conforme dispõe a NR-5.
Aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir e até eliminar os riscos existentes para a saúde e segurança do trabalhador.
Colaborar, quando solicitado, nos projetos e na implantação de novas instalações físicas e tecnológicas do Complexo.
Promover a realização de atividades de conscientização, educação e orientação dos trabalhadores para a prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, tanto através de campanhas quanto de programas de duração permanente;
Realizar registro dos dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade
3 ATIVIDADES DO SOST
3.1 Atividades:
Avaliação contínua dos riscos ambientais nos postos de trabalho;
Elaborar e realizar revisões dos laudos técnicos de insalubridade e periculosidade do HUUFMA (HUPD, HUMI) e anexos, em função da necessidade encontrada por alteração dos riscos envolvidos ou em virtude da ocupação de novos cargos no quadro da EBSERH;
Revisão anual do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA;
Inspeções de segurança diárias nos postos de trabalho das unidades e nas áreas de maior risco;
Despachos de processos administrativos relativos a pedidos de inclusão ou revisão de adicionais de insalubridade e periculosidade;
Investigação de acidentes, elaboração de relatório interno com plano de ação (RIAT) e emissão da CAT (comunicação de acidente do trabalho);
Acompanhamento e fiscalização do contrato de manutenção dos extintores de incêndio e sistemas de combate, coordenação da Brigada de Incêndio do HU-UFMA.
Especificação para licitação e compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), incluindo avaliação das amostras enviadas pelos fornecedores, vistoria dos itens recebidos, controle da entrega e treinamento aos funcionários para uso, guarda e conservação.
Monitoramento de agentes ambientais (ruído, calor, radiações ionizantes, agentes químicos e biológicos) nos postos de trabalho, priorizando aqueles de maior risco.
Fiscalização e acompanhamento do cumprimento das obrigações legais de segurança do trabalho por parte das empresas prestadoras de serviço de contratos contínuos e contratos específicos (nutrição, lavanderia, manutenção civil, elétrica e mecânica, manutenção de aparelhos e sistemas de refrigeração, serviços de camareiras, maqueiros, vigilância, higienização, coleta de resíduos, mão de obra administrativa e outras)
Organização e realização anual da Semana de Prevenção de Acidentes do HUUFMA (SIPAT);
Organização do processo eleitoral, formação e apoio técnico contínuo a CIPA;
3.2 Treinamentos internos realizados continuamente:
a) Prevenção e combate a princípios de incêndios;
b) Equipamentos de proteção individual – EPI;
c) Proteção respiratória;
d) Proteção auditiva;
e) Ergonomia;
f) Proteção visual e facial;
g) Formação de Cipeiros;
h) Primeiros socorros;
i) Prevenção de acidentes com perfucortantes
j) Saúde do trabalhador e proteção radiológica
k) Biossegurança
Documentos:
Acidentes do Trabalho:
MODELO - Formulário da Comunicação de Acidente de Trabalho - CAT
MODELO DE RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO DE ACIDENTES DO TRABALHO - RIAT
Brigada de incêndio HU-UFMA:
CARTILHA DE COMBATE A INCÊNDIO DO HUUFMA REVISADA set2018
Insalubridade e Periculosidade:
DECRETO 97458 11JAN1989 Insalubridade Servidores RJU
DESCRIÇÃO SUMÁRIA DOS CARGOS EBSERH FILIAIS
DGP_Norma Operacional EBSERH nº 03_2017 - Adicional insalubridade e adicional periculosidade (1)
L8270 - PERCENTUAIS SERVIDORES RJU
MPOG - Orientação Normativa nº 04_2017
Legislação sobre combate a incêndio:
BSL N 44- 31102017 - anexo da portaria 281 Brigada de incêndio
NT06-brigadadeincêndio BOMB MA
Norma Regulamentadora nº 1:
Norma Regulamentadora N° 04 - SESMT:
Integrantes do SOST - SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO
Norma Regulamentadora N° 05 - CIPA:
ATA de Instalação e Posse da CIPA 2018
MAPA DE RISCO INFRAESTRUTURA FISICA - 03
Portaria dos Membros da CIPA 2018
Norma Regulamentadora N° 06 - EPI:
Caderno Completo de EPI's do HU - UFMA
Caderno de Respiradores HU-UFMA
Cartilha de Proteção Respiratória Anvisa
Norma Regulamentadora N° 09 - PPRA:
Norma Regulamentadora N° 32 - SAÚDE:
Cartilha de Proteção Respiratória Anvisa
Guia_Tecnico_Riscos_Biologicos
POP´s SOST:
POP SOST-007-2017 _Gestão de Produtos Químicos rev.01
POP-SOST-001-2016_Requerimento Insalubridade e Periculosidade
POP-SOST-002-2016_Requerimento PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário
POP-SOST-003-2017_Espaço Confinado
POP-SOST-004-2017_Análise de Segurança de Tarefa Crítica
POP-SOST-005-2017_Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes
POP-SOST-006-2017_Inspeções de Segurança
POP-SOST-007-2017_Gestão de Produtos Químicos
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Norma Regulamentadora N° 07 - PCMSO
Norma Regulamentadora N° 17 - ERGONOMIA
Contatos:
fone: (98) 2109-6504
e-mail: sost@huufma.br