Serviços ambulatoriais Serviços ambulatoriais

Serviços Ambulatoriais - Pandemia

Serviços Ambulatoriais durante a pandemia Covid-19

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que, conforme autorizado oficialmente pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju (SMS), estão mantidos alguns serviços essenciais realizados no Ambulatório do HU-UFS.

Assim, nesse momento de pandemia causada pela Covid-19, permanecerão ocorrendo os atendimentos de pacientes crônicos já agendados e dos programas que não podem ser descontinuados no âmbito do HU-UFS. Todos os atendimentos estão embasados nas recomendações da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe (SES):

Programa de Triagem Neonatal: atendendo aos pacientes de primeira vez e retornos com exames alterados em relação às doenças de Hipotiroidismo, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Deficiência de Biotinidase e Anemia Falciforme.

Núcleo de Perícias em Reumatologia: mantendo a realização das perícias de forma documental dos pacientes com afecções reumatológicas que estão em tratamento com medicações e imunobiológicos.

Centro de Infusão de Terapias e Imunobiológicos (CITI): funcionando temporariamente no Serviço Ambulatorial, no Prédio do Centro de Reabilitação em Hanseníase, mantendo as infusões das especialidades Reumatologia, Neurologia, Proctologia e Nefrologia. Núcleo de Alergia Alimentar: atendendo aos pacientes de primeira vez e retornos que possuam reações à administração das fórmulas prescritas.

Ambulatório de Pacientes Oncológicos (clínicos e cirúrgicos): mantendo o atendimento de pacientes agendados com diagnóstico de câncer, e em tratamento, que necessitam da vigilância da equipe de especialistas.

Ambulatório de Pré-natal de Alto Risco: funcionando para a manutenção do acompanhamento das gestantes de alto risco.

Ambulatório de pacientes com hanseníase: funcionando às quintas-feiras, pela manhã, no Ambulatório Alexandre Mendes, conhecido como Ambulatório de Hanseníase, na Clínica Médica 1.

Ambulatório de Proctologia para Doenças Inflamatórias Intestinais (Doença de Crohn): funcionando na Clínica Cirúrgica às quartas-feiras, pela manhã.

Serviço de Hepatologia: atendendo aos pacientes do serviço de fígado, adultos e crianças, com manifestações clínicas que não podem ser postergadas, a saber: pacientes cirróticos, com carcinoma hepático, dentre outros.

Ambulatórios de pacientes em pré e pós transplantes de rim e fígado acompanhados no HU-UFS, de acordo com a necessidade dos pacientes.

Ambulatório de Cicatrização: funcionando em apenas dois turnos na semana para o acompanhamento de alguns pacientes portadores de feridas crônicas em fase final de tratamento. Orientações para o atendimento de pacientes nesse período de Pademia de Covid-19

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe informa também que serão mantidas todas as orientações e estratégias de prevenção contra a Covid-19, bem como o atendimento criterioso e restrito, a exemplo da realização do acolhimento de todos os pacientes para verificar histórico de sintomas gripais, tomando-se as medidas de precaução já preconizadas.

Ressalta-se que todos os pacientes deverão comparecer para os atendimentos no HU-UFS utilizando máscaras de proteção respiratória, conforme a obrigatoriedade desse uso pelo Decreto Governamental 40.588/2020 de 27 de abril de 2020. Os pacientes serão informados desde o momento inicial de marcação da referida consulta ou exame, caso não estejam usando uma máscara, o atendimento deve ser remarcado para um outro momento.

As consultas ambulatoriais serão agendas em horários marcados e um intervalo de pelo menos 30 minutos entre cada paciente para evitar a aglomeração em salas de espera.

É recomendado que os pacientes tenham apenas um acompanhante quando necessário, salvo exceções referentes às crianças e pacientes com alta dependência e acamados.

Os atendimentos serão realizados nos prédios do Ambulatório Alexandre Mendes e do Centro de Reabilitação em Hanseníase, sendo que a entrada dos pacientes será pela recepção inicial do Ambulatório Alexandre Mendes.

Para tirar dúvidas sobre horários, atendimentos que estão sendo realizados e regras a serem seguidas, o paciente poderá entrar em contato com o hospital pelos telefones:

79 2105-1776 - Ambulatório Alexandre Mendes; 79 2105-1791 Núcleo de Perícias em Reumatologia (contato das 8h às 13h); 79 2105-1840 Centro de Infusão de Terapias e Imunobiológicos (Pulsoterapia). 79 2105-1712 Serviço de Hepatologia