Serviços ambulatoriais Serviços ambulatoriais

Voltar

Serviços ambulatoriais durante a pandemia de Covid-19

Serviços ambulatoriais durante a pandemia de Covid-19

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) o retorno gradativo dos atendimentos no Serviço Ambulatorial.

Todos os pacientes deverão comparecer para os atendimentos no HU-UFS utilizando máscaras de proteção respiratória, nos termos da Lei Estadual nº 8677, de 6 de maio de 2020. Os pacientes serão informados dessa obrigatoriedade desde o momento inicial de marcação da referida consulta ou exame; caso não estejam usando uma máscara no dia, o atendimento será remarcado para outro momento.

É recomendado que os pacientes tenham apenas um acompanhante quando necessário, salvo exceções referentes às crianças e pacientes com alta dependência e acamados.

Os pacientes que já estavam agendados antes da pandemia serão convocados por telefone para comparecerem aos atendimentos no Serviço Ambulatorial, de acordo com a disponibilidade de vagas para cada especialidade.

Para marcar um atendimento de primeira vez no Ambulatório do HU-UFS, os pacientes deverão agendar as consultas pelo sistema IDS nas Unidades Básicas de Saúde ou Secretarias Municipais de Saúde.

As consultas ambulatoriais serão agendadas por blocos de horários para evitar a aglomeração em salas de espera. O paciente só deve ter acesso ao interior dos Ambulatórios com uma antecedência de, pelo menos, 30 minutos antes do horário marcado.

Os atendimentos serão realizados nos prédios do Ambulatório Alexandre Mendes, Centro de Pesquisas Biomédicas e no Centro de Reabilitação em Hanseníase, a depender da especialidade.

O HU-UFS informa que mantém todas as orientações e estratégias de prevenção contra a Covid-19, bem como o atendimento criterioso e restrito, a exemplo da realização do acolhimento de todos os pacientes para verificar histórico de sintomas gripais, tomando-se as medidas de precaução já preconizadas.

Caso o paciente agendado para a realização de consultas ou exames apresente sintomas suspeitos de COVID-19, o atendimento será remarcado para uma data posterior.

Foram implementadas algumas medidas que propiciaram a melhoria da assistência ambulatorial com o uso de novas tecnologias da informação, como o prontuário eletrônico. Todos os dados e a assistência realizada aos pacientes são registrados numa aplicação chamada AGHUx, com a finalidade de otimizar o acesso às informações e acompanhar a evolução dos pacientes.

A solicitação de exames laboratoriais, de métodos gráficos e de imagem também sofreu mudanças. Agora, pode ser realizada pelo Sistema Mais Exames, um processo eletrônico seguro e que possibilita ao paciente a facilidade de pegar o resultado do seu exame pela internet, utilizando senha e cadastro próprios. Ademais, é um processo que facilita a assistência do profissional de saúde para visualizar esse resultado de forma eletrônica.

Cartão SUS;
Carteira de identidade (adulto);
Certidão de nascimento (criança);
CPF;
Comprovante de residência;
Encaminhamento médico;
Cartão do HU-UFS (para quem já é paciente);
Exames e receitas que o paciente possua.

O HU-UFS não agenda consultas ou exames por telefone.

Para tirar dúvidas sobre horários, atendimentos que estão sendo realizados e regras a serem seguidas, o paciente poderá entrar em contato com o hospital pelos telefones:

79 2105-1776 - Ambulatório Alexandre Mendes (8h às 17h);

79 2105-1767 – Ambulatório de Pesquisas Biomédicas (8h às 17h);

79 2105-1880 – Centro de Reabilitação em Hanseníase (8h às 17h);

79 2105-1791 Núcleo de Perícias em Reumatologia (8h às 13h);

79 2105-1840 Centro de Infusão de Terapias e Imunobiológicos - Pulsoterapia (8h às 17h);

79 2105-1712 Serviço de Hepatologia (8h às 17h).