Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP)

Ensino e Pesquisa

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) é responsável por analisar e viabilizar as propostas de ensino e pesquisa nos níveis técnico, de graduação e pós-graduação do HU-UFS. Um dos seus principais objetivos é proporcionar cenários adequados para estas atividades, visando à integração entre a assistência, o ensino e a pesquisa e a geração de conhecimentos para melhoria ao atendimento dos pacientes do SUS.


GEP

Gerência 
 
Prof. Dr. Roque Pacheco de Almeida
Setor de Gestão de Ensino 
 
Prof. Dr. Carlos Anselmo Lima
Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica 
 
Prof. Dr. Walderi Monteiro da Silva Junior
Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós- Graduação 
 
Prof.ª Drª. Angela Cristina Borges Leal
Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico Prof.ª Drª. Lígia Mara Dolce de Lemos
Unidade de e-saúde 
 
Prof.ª Drª. Sílvia de Magalhães Simões
Contato:
gep.huufs.ebserh@gmail.com

Gerencia de Ensino e Pesquisa

Gerencia de Ensino e Pesquisa

A Unidade de Telessaúde integra a Gerência de Ensino e Pesquisa e tem como objetivo principal organizar e viabilizar atividades científicas e de gestão que utilizem equipamentos de tecnologia de informação e comunicação no HU.

Objetivos específicos:

  1. Divulgar Grupos de Interesse Especial (SIG) existentes;
  2. Estimular participação em SIG;
  3. Apoiar criação de novos SIG;
  4. Apoiar e ampliar o uso de telepresença para defesas de mestrado e de doutorado e graduação;
  5. Estimular uso de plataformas digitais;
  6. Apoiar instituições de assistência através de teleconsultas síncronas ou assíncronas.

Unidade de Telessaúde

Telessaúde no HU/EBSERH/UFS

Em decorrência da pandemia Covid-19, a Unidade de Telessaúde (GEP/EBSERH/UFS) e o Setor de Gestão e Projetos da Tecnologia da Informação (SGTPI), com o apoio do Departamento de Medicina – UFS, organizaram um serviço de teleatendimento destinado aos pacientes com doenças crônicas e àqueles que receberam alta do internamento por Covid 19. Essa iniciativa foi respaldada na Portaria nº 467 de 20 de março de 2020 do Ministério da Saúde e na Lei Federal nº 13.989, de 15 de abril de 2020 e foi registrada como um evento de extensão no SIGAA-UFS.  

Sob a orientação de professores do curso de medicina e médicos da instituição, alunos voluntários e residentes do programa de residência médica do HU foram integrados à nova proposta de atendimento, criando um novo cenário de prática de ensino. As consultas têm sido registradas no novo prontuário eletrônico AGHU.

Com o retorno das consultas presenciais, os profissionais que quiserem manter um modelo híbrido de atendimento, poderão contar com a infra-estrutura implantada. A perspectiva é de que seja o primeiro passo dado pelo HU/EBSERH/UFS para a implementação de um serviço de telemedicina.

 

UpToDate

O UpToDate é uma ferramenta eletrônica que contém revisões atualizadas sobre vários tópicos em saúde, escritas por médicos especialistas vinculados a instituições acadêmicas e com reconhecimento internacional no assunto. Além disso, traz informações sobre medicamentos, fotos e gráficos ilustrativos, links para guidelines e atualizações sobre mudanças na prática médica ocorridas no último ano.

A EBSERH disponibilizou a ferramenta para todos os usuários do HU. O UpToDate pode ser acessado de um computador do HU/EBSERH ou de outros dispositivos que estejam utilizando o Wi-fi do hospital. É só digitar www.uptodate.com e ingressar diretamente na página para inserir os termos de busca.

Recentemente, devido à pandemia Covid-19, a EBSERH liberou o acesso remoto através do link http://uptodate.ebserh.gov.br/. Nesse caso, será necessário digitar as mesmas credenciais de acesso ao sistema AGHUX.

Qualquer dúvida, entrar em contato com a GEP pelo telefone 2105-1820 ou pelo e-mail gep.huufs.ebserh@gmail.com.

.