Notícias Notícias

Voltar

Novos residentes são recebidos em evento na UFS

RECEPÇÃO

Novos residentes são recebidos em evento na UFS

As atividades do evento tiveram como foco central os pontos essenciais na assistência ao paciente.

Fazer residência é um ato de resistência e de querer trabalhar”. Com essa frase, Lucindo Quintans, pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), iniciou o evento de recepção dos novos residentes do Hospital Universitário de Aracaju e de Lagarto da UFS. A cerimônia, que aconteceu na manhã ontem, 07, no auditório da Reitoria, em São Cristóvão, reuniu membros da área da saúde que atuam nesses três campi.

Visite a página dos programas de Residência Médica e Multiprofissional da UFS

As atividades do evento tiveram como foco central os pontos essenciais na assistência ao paciente. O professor do Departamento de Medicina, Jeronimo Gonçalves, ministrou a primeira palestra. Falando sobre a importância dos protocolos clínicos, o docente apresentou os pilares desses protocolos: prática em saúde baseada em evidências, vivências, competência técnica e ética.

A programação se estendeu até o fim da tarde com ações que trataram sobre ética e humanização, prescrição médica, preenchimento de atestado de óbito, entre outras.

A psicóloga Thamires Braga, estudante do Programa de Saúde do Adulto e do Idoso, participou do evento e pontuou sobre a importância de ser um residente. “Acho que a residência tem um papel fundamental na formação de um profissional comprometido com o fortalecimento do SUS, além de ser uma experiência de ensino e prática também”.

Fonte: Ascom UFS