Notícias Notícias

Voltar

4ª Semana de Segurança do Paciente envolve profissionais do HU

FOCO NO PACIENTE

4ª Semana de Segurança do Paciente envolve profissionais do HU

A 4ª Semana de Segurança do Paciente vai de 9 a 11 de abril, contemplando os três turnos.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou nesta terça-feira, 9, a 4ª Semana de Segurança do Paciente, cuja principal finalidade é sensibilizar profissionais de saúde, residentes e estudantes sobre práticas de segurança em processos assistenciais.

A farmacêutica Milena Motta, do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, é uma das envolvidas na organização da Semana. Ela explica que estão funcionando no prédio do hospital três estandes, sendo um por andar. “Estamos abordando temáticas fundamentais para a segurança do paciente. As principais são identificação do paciente e higienização das mãos; medicamentos; e o Vigihosp, trabalhando com algumas notificações que já recebemos”, relata.

Milena esclarece que o Vigihosp é uma ferramenta que agiliza a ciência e a solução de problemas ocorridos nos hospitais, facilitando o processo decisório em ações para melhoria na qualidade dos serviços prestados aos pacientes.

“Estamos promovendo atividades lúdicas, proporcionando o acesso a informações importantes e interagindo com profissionais, residentes e estudantes, em uma atividade multiprofissional que abrange as diversas áreas de atuação”, completa.

Integração

Uma das participantes da 4ª Semana de Segurança do Paciente é a enfermeira Laís Oliveira. “É muito importante garantir que os profissionais de saúde tenham acesso a essas informações, é mais um momento de integração, de tirar dúvidas e de expor os passos fundamentais para a segurança”, resume.

A 4ª Semana de Segurança do Paciente vai de 9 a 11 de abril, contemplando os três turnos, sendo que no dia 9 ocorre no prédio do Hospital, no dia 10 engloba o Anexo Hospitalar e, finalmente, no dia 11, abrange o Ambulatório.

O evento é promovido pelo Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Núcleo de Segurança do Paciente, Unidade de Gestão de Riscos Assistenciais e Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Confira a programação por local:

 

Por Andreza Azevedo

Imagens: