Notícias Notícias

Voltar

Covid-19: HU desmente boato e informa que não tem pacientes internados com Coronavírus

FAKE NEWS

Covid-19: HU desmente boato e informa que não tem pacientes internados com Coronavírus

Em Sergipe, o HU-UFS servirá como retaguarda para o enfrentamento à pandemia.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), informa que SÃO FALSAS as informações que circulam pelas redes sociais sobre um suposto cenário de caos no HU devido ao Covid-19.

A unidade de saúde desconhece a origem dos áudios com informações inverídicas e ressalta que, infelizmente, tais gravações não apenas têm desencadeado outras publicações sem fundamento, mas também contribuído para ampliar o temor na população.

Em Sergipe, o HU-UFS servirá como retaguarda para o enfrentamento à pandemia e, até o momento, não recebeu nenhum caso da doença. Nessa conjuntura de emergência em saúde pública, o HU-UFS ressalta que é essencial a contribuição de toda a população para que não ocorra a disseminação de “fake news”.

A unidade de saúde relembra ainda que a difusão de informações falsas, que gerem alarde e pânico na população, pode configurar contravenção penal, conforme o artigo 41 da Lei 3.688/1941.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Assessoria de Comunicação