Notícias Notícias

Voltar

Inscrições permanecem abertas para a 44ª Semana Brasileira de Enfermagem

EVENTO

Inscrições permanecem abertas para a 44ª Semana Brasileira de Enfermagem

A 44ª Semana Brasileira de Enfermagem traz como tema Qualidade em Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS.

Profissionais, alunos e docentes de Enfermagem podem participar até a próxima terça-feira, 19, da 44ª Semana Brasileira de Enfermagem, organizada pelo Departamento de Enfermagem e Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS). De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFS, Flávia Janólio, a pandemia de Covid-19 deu ao evento um novo formato, a fim de evitar aglomerações.

“Neste ano teremos a nossa Semana de Enfermagem de forma online. As pessoas farão a inscrição por um site e participarão de lives, ou seja, as transmissões serão ao vivo, com áudio e vídeo via internet”, explica.

Para ela, trata-se de uma ótima oportunidade para capacitação. “São temas de muita relevância para a nossa prática diária, pertinentes à nossa assistência, um momento de integrar, discutir práticas, problemas, o que certamente agrega muito para a nossa profissão, em conhecimento e parceria”, complementou.

Tema

A 44ª Semana Brasileira de Enfermagem traz como tema Qualidade em Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS, conforme ressaltado pela professora Joseilze Andrade, coordenadora do Curso de Enfermagem da UFS e uma das principais organizadoras do evento. “Na perspectiva do tema central e pensando na atual situação de crise na saúde, a programação traz temas relativos à Saúde Mental dos Profissionais de Enfermagem, sobretudo aqueles que estão à frente da assistência às vítimas da Covid-19”, informa.

Há 81 anos a Semana de Enfermagem é comemorada no Brasil, pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN). Em cada ano uma temática é escolhida para ser abordada por todos os estados. “Esse ano, o tema central aborda a Qualidade em Enfermagem e Saúde em defesa do SUS, e, considerando a situação de pandemia, na qual o distanciamento é a principal recomendação dos órgãos de saúde, excepcionalmente, o evento está sendo a distância, por meio de lives que acontecerão até o dia 19 de maio”, reforça Joseilze.

Na organização do evento, estão envolvidos docentes e alunos de Enfermagem da UFS. No entanto, a iniciativa é aberta a profissionais, alunos e docentes de Enfermagem de qualquer instituição, disponibilizando mil vagas. A iniciativa simboliza também a comemoração geral da Semana de Enfermagem, que ocorre sempre em maio, já que dia 12 é o dia do enfermeiro e dia 20 é o dia do técnico e auxiliar de enfermagem.

Inscrição

Para fazer a inscrição, que é gratuita, basta acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da UFS, fazer login ou se cadastrar e, posteriormente, buscar o evento.

As atividades serão totalmente online e o evento certificará 12 horas de extensão. Confira aqui a programação completa.

Lives

Por Andreza Azevedo

Imagens: