Notícias Notícias

Voltar

HU inicia processo para eleição da Cipa

2020-2021

HU inicia processo para eleição da Cipa

Empregados, ocupantes de cargos de chefia, cedidos e ocupantes de cargos comissionados estão convocados para a votação.

Já está disponível o edital 03/2020, que trata do processo eleitoral para a gestão 2020-2021 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Empregados, ocupantes de cargos de chefia, cedidos e ocupantes de cargos comissionados estão convocados para a votação, que ocorrerá de forma secreta no período de 26 a 30 de outubro, das 8h às 16h, e de 3 a 6 de novembro de 2020, das 8h às 20h30.

Os eleitores terão acesso a uma urna itinerante, porém, no horário das 16h às 18h, a votação ocorrerá na Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), no 4º andar do prédio do hospital. A apuração dos votos está prevista para o próximo dia 9 de novembro, com início às 9h na sala da Sost.

Cipa

A Cipa é uma comissão de prevenção de acidentes, na qual representantes dos servidores e gestores analisam a aplicabilidade de melhorias nas condições do ambiente do trabalho.

A Comissão é regida por normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e, em conjunto com o Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost) do HU-UFS, planeja e analisa medidas preventivas, a fim de evitar acidentes e doenças decorrentes do trabalho.

Para a gestão 2020-2021 no HU-UFS entraram na disputa 54 candidatos. Confira aqui quem são os concorrentes.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Andreza Azevedo