Notícias Notícias

Voltar

Semana de Enfermagem disponibiliza cerca de mil inscrições

EVENTO

Semana de Enfermagem disponibiliza cerca de mil inscrições

Os temas abordados são os mais diversos dentro da área da enfermagem, desde a atenção primária até a gestão.

Serão abertas na próxima segunda-feira, 13, no Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a 43ª Semana de Enfermagem do Departamento de Enfermagem da UFS e a 3ª Semana de Enfermagem do HU-UFS. Com o tema Os Desafios da Enfermagem para a Prática de Equidade, o evento oferece diversos minicursos, além de mesa redonda e palestras. As inscrições, que são gratuitas, estão disponíveis na página da UFS. O evento é aberto ao público.

De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem do HU-UFS, Flávia Janólio, trata-se de uma ótima oportunidade para capacitação. “Esse é um momento ímpar para capacitação. São temas relevantes para a nossa prática diária, pertinentes à nossa assistência, inseridos em um momento de capacitação que ocorrerá dentro da própria instituição, o HU, sem custo nenhum”, disse.

Flávia informou também que os funcionários do HU-UFS estão tendo acesso facilitado ao evento, a fim de que participem o máximo possível de interessados. “Além da capacitação, o momento é de integração entre as equipes, de discutir práticas, problemas, o que agrega muito para a nossa profissão, em conhecimento e parceria”, complementou.

Organização

A organização da Semana de Enfermagem está a cargo da própria Flávia Janólio e da professora Andréia Centenaro, coordenadora do curso de Enfermagem da UFS. “O nosso objetivo é discutir quais são os desafios da enfermagem para uma assistência com equidade, procurando fazer a integração entre ensino e serviço. O evento simboliza também a comemoração geral da Semana de Enfermagem, que ocorre sempre em maio, pois dia 12 é o dia do enfermeiro e dia 20 é o dia do técnico e auxiliar de enfermagem”, lembrou a professora Andréia.

As organizadoras enfatizam que os temas abordados são os mais diversos dentro da área da enfermagem, desde a atenção primária até a gestão. “Saúde da criança, da mulher, do adulto e idoso são apenas alguns dos temas. Os minicursos foram pensados a partir de demandas de acadêmicos de enfermagem e profissionais da área”, citou Andréia.

Parceria

A 43ª Semana de Enfermagem, promovida pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe e a 3ª Semana de Enfermagem do Hospital Universitário, será realizada em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem - ABEN-SE e com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGEN). O evento ocorrerá de 13 a 17 de maio de 2019 no HU-UFS.

Os cursos possuem vagas limitadas e o credenciamento ocorrerá nos primeiros 15 minutos. Após esse período, caso os inscritos previamente não compareçam, as vagas remanescentes serão disponibilizadas para novas inscrições. O evento tem parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN-SE) e com o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFS (PPGEN).

Dentro da programação, que ocorre até 17 de maio, haverá um dia dedicado a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais. No dia 16 de maio, no Campus São Cristóvão (Didática V), das 8h às 13h, a Liga Acadêmica de Sexualidade e Infecções Sexualmente Transmissíveis da Universidade Federal de Sergipe (Lasist-UFS), sob a coordenação da professora do Departamento de Enfermagem Lígia Lemos, fará os testes e, em caso de diagnóstico positivo, o paciente será encaminhado para o HU-UFS.

Confira a programação do evento.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Andreza Azevedo