Notícias Notícias

Voltar

Equipe de residentes do HU recebe menção honrosa

BOAS PRÁTICAS

Equipe de residentes do HU recebe menção honrosa

A distinção ocorreu no Congresso de Farmácia Hospitalar.

Um trabalho em formato pôster de residentes do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) recebeu menção honrosa no Congresso de Farmácia Hospitalar: XII Brasileiro e VIII Sul-americano. O resumo foi intitulado “Atenção do farmacêutico clínico: relato de experiência na residência multiprofissional”, com o objetivo de demonstrar o impacto positivo da avaliação farmacêutica na saúde dos pacientes.

“Foi um relato de experiência da residência dos farmacêuticos no último ano. Esse trabalho ficou entre os dez melhores num universo de 650”, ressalta a residente em Farmácia Dayane Meire, uma das autoras. No trabalho, os residentes expuseram as melhores práticas farmacêuticas nas clínicas médicas e cirúrgica do serviço hospitalar do HU-UFS, passando pela admissão do paciente, conciliação de medicamentos, pelo acompanhamento e pela orientação de alta.

De acordo com o residente Lincoln Marques, que também foi coautor do pôster, as atividades narradas no trabalho envolviam, sobretudo, a orientação dos pacientes. “Abordamos desde a orientação para o paciente sobre os medicamentos que ele leva para casa ou aqueles que vai adquirir até a administração, além de todo o tempo que ele permanece no hospital. Questões como ‘será que esse medicamento pode ser substituído por outro’ fazem parte da nossa rotina”, explica.

O trabalho apresentado pelos residentes é, ademais, fruto das interações que ocorrem na Residência Multiprofissional do HU-UFS. “Mantemos discussões permanentes com os médicos, enfermeiros e demais profissionais da saúde e residentes”, acrescenta Dayane.

O Congresso de Farmácia Hospitalar: XII Brasileiro e VIII Sul-americano foi organizado pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde (SBRAFH).

Por Luís Fernando Lourenço

Imagens: