Notícias Notícias

Voltar

Atividades sobre o assédio moral reúnem servidores

CONSCIENTIZAÇÃO

Atividades sobre o assédio moral reúnem servidores

Os colaboradores participaram de palestra e de sessão de cinema comentado.

Com o título “Assédio moral: conscientizar é preciso”, a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh, preparou uma programação para esta terça-feira, 12, destinada a reunir os servidores em torno da reflexão sobre esse tema.

Pela manhã, os colaboradores participaram da palestra intitulada “Assédio moral nas relações de trabalho”, proferida pela professora e psicóloga Patrícia Mota. A palestrante trouxe um caso para dicussão, a fim de analisar as situações em que realmente se configuram ou não as práticas abusivas.

A psicóloga organizacional do HU-UFS e uma das organizadoras das atividades, Cecília Nascimento, explica que a ideia foi abordar, com mais profundidade, os riscos psicossociais que o assédio moral traz ao trabalho, ao analisar questões conceituais e delimitadoras, além das possibilidades de mudança de cenários desse tipo. “O assédio ocorre quando há um dano para o colaborador, vertical ou horizontal, de caráter repetitivo. Os prejuízos psicológicos, comportamentais e associados à produtividade do trabalho também atingem a organização e a sociedade”, assevera a profissional.

Após a palestra, o assistente administrativo da Ouvidoria do HU-UFS, Fábio Nunes, explicou como os colaboradores podem informar os casos de assédio moral, com destaque para os canais mantidos pela Ouvidoria e o fluxo desde o recebimento da informação até a averiguação dos fatos.

Sessão de cinema

À tarde, os servidores retornaram para uma sessão de cinema comentado, na qual se exibiu o filme “O Diabo Veste Prada”. Na opinião da pedagoga do HU-UFS envolvida na organização do evento, Silvana Menezes, a história da obra cinematográfica retrata com pertinência a alta pressão laboral que existe em certos ambientes. “É importante observar que os comportamentos repetitivos que inferiorizam o colaborador refletem, muitas vezes, a cultura da organização. Nesses casos, temos de exercitar o cuidado com o outro dentro das nossas atividades diárias”, ressalta.

Sobre a Rede Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Luís Fernando Lourenço

Imagens: