Notícias Notícias

Voltar

HU oferece yoga aos seus servidores

BEM-ESTAR

HU oferece yoga aos seus servidores

Projeto “Por um momento de silêncio” foi criado para proporcionar um espaço de tempo dedicado ao relaxamento.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh, por meio da Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), convida todos os seus servidores para o projeto “Por um momento de silêncio”, uma prática destinada a realizar relaxamento e meditação. A iniciativa terá início na próxima sexta-feira, 31, às 15h, na sala de Fisioterapia do Ambulatório, com o objetivo de fomentar o bem-estar físico e psicológico dos colaboradores mediante a prática de ensinamentos do yoga.

De acordo com a administradora do HU-UFS, Fernanda Louisy, professora de yoga e responsável pelo projeto, a atividade se desenvolverá semanalmente com servidores que aprenderão técnicas de respiração e concentração. “O grupo se encontrará todas as sextas-feiras, das 15h às 15h30. Queremos tirar o colaborador do momento de agitação do trabalho e proporcionar a ele o silêncio, para aliviar um pouco do estresse e da ansiedade do dia a dia”, conta a especialista.

Para Fernanda, o propósito do yoga é realizar práticas que levem ao silêncio da mente. “Tudo começa pelo respirar. O colaborador precisa entender que deve haver sempre um período dedicado ao relaxamento”, destaca. A administradora acrescenta, ainda, que o participante não precisa ter conhecimento prévio de yoga.

O projeto nasceu do resultado de uma pesquisa realizada pela DivGP do HU-UFS em 2019, na qual diversos colaboradores sinalizaram o anseio por mais práticas voltadas ao bem-estar.

Turmas sistemáticas

Para os colaboradores que quiserem aprofundar a prática do yoga, o HU-UFS também oferece duas turmas sistemáticas, às terças e quintas-feiras, das 13h às 14h, com aulas completas. “Além do relaxamento e da meditação, os colaboradores aprendem as ássanas, que são as posturas”, explica Fernanda. Para os interessados nessa modalidade, é necessário preencher um formulário de inscrição na DivGP e aguardar numa lista de espera. Quando convocado, o servidor deve manter uma frequência regular nas aulas. “Como os grupos são pequenos, chamamos as pessoas da lista de espera sempre que há uma desistência ou o desligamento por excesso de faltas”, detalha.

Sobre o yoga

O yoga é um conjunto de práticas que fortalece e cuida do corpo, da mente e do espírito mediante técnicas de ássanas, respiração e meditação. Praticado na Índia há mais de mil anos, é um sistema de condicionamento físico e mental que tem adeptos no mundo inteiro. Faz parte do hinduísmo, uma complexa cultura conhecida pela preocupação com o equilíbrio entre o físico e o psicológico.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o yoga pode trazer benefícios fisicamente visíveis à saúde, como correção postural e redução de ataques de asma.

Sobre a Rede Ebserh

O HU-UFS faz parte da Rede Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Luís Fernando Lourenço

Imagens:

Vídeo: