Notícias Notícias

Voltar

HU anuncia nova edição da Revipi

QUALIS CAPES A2

HU anuncia nova edição da Revipi

A Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação é coordenada pela gerência de Ensino e Pesquisa do HU e pelos programas de pós-graduação da UFS.

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Rede Ebserh, anuncia a sétima edição da Revista Interdisciplinar de Pesquisa e Inovação (Revipi), que passa a ser uma parceria entre a gerência de Ensino e Pesquisa do HU e os programas de pós-graduação em Saúde da UFS.

De acordo com o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFS, Roque Pacheco, a Revipi integra-se aos trabalhos do hospital para dar divulgação aos resultados das pesquisas acadêmico-científicas. “É uma revista que se soma num bom momento ao HU. No novo Qualis [sistema de qualificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior], ela está classificada como A2, o que é excelente”, explica o gestor.

“A Revipi está preparada para receber trabalhos de qualquer lugar do mundo. Nesta última edição, temos, inclusive, resultados de pesquisas já relacionadas à Covid-19 e telemedicina. Toda revista científica demanda muito trabalho, o que é um aprendizado muito bom para todos engajados na gestão de pesquisa de um hospital universitário”, ressalta Roque, quem também compõe o corpo editorial da Revipi.

O chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica do HU-UFS, Walderi Monteiro, que assumiu a função de editor chefe da publicação, conta que o novo corpo editorial se dedicou, num primeiro momento, ao trabalho estrutural da revista. “A Revipi, que antes se concentrava nas publicações das pesquisas do Pibic [Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica], amplia o seu leque para todo tipo de artigo científico, até mesmo dos residentes, médicos e demais profissionais em saúde. O nosso plano é que a periodicidade passe a ser quadrimestral”, agrega Walderi.

Além desses aspectos, o professor do Departamento de Fisiologia da UFS, Lucindo Quintans, assegura que a manutenção de revista científica bem qualificada no sistema Qualis ajuda os programas de pós-graduação a subirem as suas notas na avaliação do Ministério da Educação. “Para o futuro, tentaremos receber trabalhos apenas em inglês, a fim de que a Revipi se consolide como uma revista de renome internacional”, garante o docente.

Na análise da superintendente do HU-UFS, Angela Silva, a parceria com a UFS, para fazer as mudanças necessárias na Revipi, superou todas as expectativas. “A revista já nasceu grande para a divulgação de toda a área da saúde, em Sergipe, no Brasil e no mundo. Para mim, é um motivo de orgulho e contentamento, numa época em que a UFS está classificada entre as oito melhores universidades brasileiras. Devemos sempre lembrar que o HU é instituição de saúde que proporciona treinamento universitário focado em programas de graduação, residência e pós-graduação, sob a gestão de grandes acadêmicos comprometidos com funções de pesquisa, formação e extensão”, resume a gestora.

Para conhecer a Revipi e ler os números anteriores e o atual, além de poder submeter artigos para a próxima edição, clique aqui.

Imagens:

Por Luís Fernando Lourenço