Notícias Notícias

Voltar

Covid-19: HU suspende atendimentos preventivamente

COVID-19

Covid-19: HU suspende atendimentos preventivamente

A normalização dos serviços dependerá, posteriormente, de pactuação entre o HU-UFS e a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.

Tendo em vista a necessidade do emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), definiu, em reunião do seu Comitê de Enfrentamento ao SARS/COVID-19,realizada nesta sexta-feira, 20, a adoção das seguintes medidas, em comum acordo com a gestão municipal da Saúde:

 - Suspensão de todos os atendimentos ambulatoriais;

 - Suspensão de exames para pacientes não internados;

-  Suspensão de todas as cirurgias eletivas;

A normalização dos serviços dependerá, posteriormente, de pactuação entre o HU-UFS e a Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju. O Comitê de Enfrentamento ao SARS/COVID-19, do HU-UFS, como integrante da Rede Ebserh, está responsável por analisar os problemas, definir as estratégias, as metas e ações a serem adotadas neste momento que exige o empenho de todos.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Andreza Azevedo