Notícias Notícias

Voltar

HU lança site na plataforma do Governo Federal

GOV.BR

HU lança site na plataforma do Governo Federal

Até o final de dezembro, todas as unidades da Rede Ebserh passarão a integrar a nova ferramenta.

Brasília (DF) – A Rede Ebserh lançou, nesta quarta-feira, 4, novos portais para cinco hospitais vinculados como parte do projeto de unificação de serviços digitais e canais do Governo Federal. A partir de agora, os sites dos hospitais de Belo Horizonte (HC-UFMG/Ebserh), Florianópolis (HU-UFSC/Ebserh), Aracaju (HU-UFS/Ebserh) e Belém (CHU-UFPA) passam a integrar a plataforma gov.br.

A administração central da estatal já havia realizado sua migração em 2019 e, até dezembro deste ano, todas as unidades da Rede Ebserh passarão a integrar a nova ferramenta. Para o presidente da Rede Ebserh, Oswaldo Ferreira, “a nova plataforma busca aproximar, cada vez mais, instituição e população, dando mais clareza à sociedade quanto às atividades de gestão, assistência, ensino e pesquisa da empresa”.

A mudança vai facilitar a experiência do usuário na busca por informações institucionais. Uma das novidades é centralização de serviços do Governo Federal que, no caso da Rede Ebserh, disponibiliza páginas para essas atividades online no gov.br. Os hospitais podem ainda contar com uma ferramenta mais intuitiva para o internauta, leve, com leiaute moderno e padronizado, o que facilita a navegação pelo usuário em qualquer site em que ele estiver.

Funcionalidades

Dentre as vantagens do novo portal estão a economia em infraestrutura, concentração de serviços e informações num único local, e maior visibilidade e audiência para os portais integrados. O objetivo é oferecer acesso fácil para população e empresas, que poderão interagir durante as etapas dos serviços solicitados, reduzindo tempo e custos desnecessários.

O novo modelo padrão reúne um grupo de conteúdos variáveis, apresentado na parte superior da capa. Os novos sites dos hospitais possuem notícias em destaque, seguidas de um banner rotativo com ações da instituição, galeria de fotos, atendimento ao cidadão, estrutura, história, Ouvidoria, participação social, cards de acesso a outros serviços, sempre respeitando a Lei de Acesso à Informação e alinhados às melhores práticas de transparência das instituições públicas do país.

Participação do HU-UFS

Aracaju (SE) - O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) fez parte de um grupo de trabalho nacional, formado por representantes das áreas de Tecnologia da Informação, Ouvidoria e Comunicação Social de cada uma das filiais da Ebserh participantes, o qual discutiu, de maneira pioneira, como o novo portal já utilizado pela sede deveria ser replicado nas demais unidades. De acordo com a ouvidora do HU-UFS, Jucelia Macedo, o novo site proporciona a unificação das informações, o que facilita o acesso do cidadão às atividades desenvolvidas pelos HUs nas áreas da assistência, do ensino e da pesquisa, segundo o que preconiza a Lei de Acesso à Informação. "Também nas ouvidorias dos HUs, a atualização dessas informações garante a transparência e a participação social", pontua.

Nas palavras da superintendente do HU-UFS, Angela Silva, espera-se que, com a nova ferramenta de visualização do site, seja ampliada a possibilidade de otimização dos conteúdos informativos. "Precisamos obedecer aos princípios de transparência, especialmente nas áreas de saúde, ensino, pesquisa e extensão, diante das necessidades que os públicos internos e externos têm de obter informações sobre o nosso hospital-escola", resume a gestora.

Para acessar o novo portal do HU-UFS, clique aqui.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Luís Fernando Lourenço

Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh.