Notícias Notícias

Voltar

Ação no HU foca na prevenção de lesões por pressão

PREVENÇÃO

Ação no HU foca na prevenção de lesões por pressão

De acordo com a Anvisa, dos 134 mil incidentes notificados de janeiro de 2014 a julho de 2017, 17,6% corresponderam às notificações de lesão por pressão.

A Comissão de Cuidados com a Pele (CCP) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um treinamento para lembrar a sexta meta de segurança do paciente, que abrange a prevenção das lesões por pressão no ambiente hospitalar. A iniciativa, realizada em abril, fez alusão ao mês em que a segurança do paciente é destaque.

De acordo com a enfermeira Gleyce Brasileiro, a proposta do treinamento, chamado de Gincana Cultural para prevenção das lesões por pressão, foi abordar de forma dinâmica e lúdica, por meio de jogos, um tema com grande impacto na qualidade da assistência prestada.

“Os treinamentos envolveram os profissionais de todos os setores do Hospital Universitário de Sergipe. Eles participaram ativamente das atividades. O próximo local a receber a Gincana Cultural será a Unidade de Terapia Intensiva”, informou Gleyce.

O enfermeiro Neylor Aragão explicou como funciona a dinâmica. “Os jogos foram estruturados para estimular a reflexão dos profissionais quanto aos riscos e às medidas preventivas. Além disso, trouxemos de forma divertida um tema presente na rotina deles, mas que pode gerar dúvidas com relação aos cuidados a serem adotados. Prevenir ainda é a melhor solução”, apontou o enfermeiro.

Dados

Dados da Agência Nacional de Vigilância em Saúde apontam que dos 134.501 incidentes notificados de janeiro de 2014 a julho de 2017, 17,6% corresponderam às notificações de lesão por pressão, sendo o terceiro tipo de evento mais frequentemente notificado pelos Núcleos de Segurança do Paciente dos serviços de saúde do Brasil.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Andreza Azevedo