Notícias Notícias

Voltar

Encontro de Ensino, Pesquisa e Telessaúde do HU realiza 2ª edição

EVENTO

Encontro de Ensino, Pesquisa e Telessaúde do HU realiza 2ª edição

A programação iniciou com a palestra Perspectivas de Inovação nos Programas de Formação de Recursos Humanos – a ótica das agências federais.

Durante esta segunda-feira, 3, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza o II Encontro de Ensino, Pesquisa e Telessaúde. O evento, iniciativa da Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UFS, é composto por palestras, mesas de discussão e exposição de banners.

De acordo com a superintendente do Hospital Universitário de Sergipe, Angela Silva, esta é mais uma oportunidade para fortalecer o ensino e a pesquisa dentro do ambiente do HU. “O hospital abre mais um evento relacionado ao ensino e pesquisa, cumprindo assim um dos seus papéis mais importantes, que é o de capacitar e formar pessoas, de forma a valorizar o ensino e a pesquisa e primar pela interface com a assistência”, declarou a gestora, que aproveitou e parabenizou toda a equipe da Gerência de Ensino e Pesquisa pela organização do evento.

Direcionado a professores, estudantes, residentes e funcionários do HU-UFS, o II Encontro de Ensino, Pesquisa e Telessaúde traz como destaques temas como Perspectivas de Inovação nos Programas de Formação de Recursos Humanos; Estratégias de Melhorias de Ensino de Graduação e Pós-graduação no Hospital Universitário de Sergipe; Programa Telessaúde Brasil Redes em Sergipe e Resolução da Telemedicina do CFM.

Integração

Para o gerente de Ensino e Pesquisa do HU-UFS, Roque Pacheco, a expectativa é que o encontro repita o sucesso da sua primeira edição. “A finalidade é interagir com os departamentos de saúde para melhorar as pesquisas e o ensino dentro do HU. Os participantes podem esperar do encontro o entendimento sobre a problemática do ensino e pesquisa e como podemos melhorar, em conjunto com os departamentos, esse ensino dentro do HU. Outro ponto importante é a integração, a interdisciplinaridade envolvendo os vários autores: estudantes, funcionários e departamentos”, resumiu o gerente.

Além da superintendente e do gerente de Ensino e Pesquisa, compuseram a mesa de abertura do encontro o gerente administrativo do HU-UFS, Edélzio Costa Júnior e o gerente de Atenção à Saúde em exercício, Raimundo Saturnino.

A programação iniciou com a palestra Perspectivas de Inovação nos Programas de Formação de Recursos Humanos – a ótica das agências federais, proferida pelo professor José Ricardo Santana, que atualmente responde pela superintendência executiva da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe.

A palestra antecedeu a mesa redonda Estratégias de Melhorias para Ensino de Graduação e Pós-Graduação no Hospital Universitário. À tarde, a programação segue com os temas Saúde Digital; Programa Telessaúde Brasil Redes em Sergipe e Resolução da Telemedicina do CFM. Finalizando o evento, haverá a apresentação de resultados de pesquisas multidisciplinares.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde outubro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

Por Andreza Azevedo

Imagens: