Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Divisão de Enfermagem Divisão de Enfermagem

Responsável: Silvana Alves Benedet Ofugi Rodrigues

Ramal: 9163

E-mail: silvanabenedet@gmail.com

 

Unidade de Gestão de Enfermagem em Ambulatório

Chefe: Isabel Berns Kuiava

Ramal: 8156

E-mail: isabel.berns@ufsc.br

 

Unidade de Gestão de Enfermagem em Internação

Chefe: Ana Maria Martins Carlos

Ramal: 9153

E-mail: ana.carlos@ufsc.br

Conheça a Divisão de Enfermagem

A história da Divisão de Enfermagem é o resultado da vida profissional de todos os trabalhadores de enfermagem que passaram por este hospital, muitas vezes de forma anônima e invisível, mas cujo somatório de histórias de vida e trabalho refletem o compromisso social da enfermagem do HU com a ética, com o cuidado, com a solidariedade, com a saúde. Enfim, o compromisso com uma ação profissional que valorize a vida e dignifique a morte! O HU-UFSC foi oficialmente inaugurado no dia 02 de maio de 1980, mas sua história não começa aí! Em 1963, foi constituída a Comissão de Implantação do Hospital de Clínicas, com a finalidade de orientar os trabalhos de planejamento e construção, que tiveram início em 19 de novembro de 1965 com o estaqueamento e em 1968 com o início das obras de estruturação do prédio. Em 1979 a enfermagem integrou esta comissão, com a participação de Jorge Lorenzetti à época acadêmico de enfermagem e da professora Rosita Saupe.

O primeiro grupo de enfermagem foi contratado no dia primeiro de março de 1980, sendo 19 enfermeiras, 11 auxiliares/técnicos de enfermagem e 16 atendentes de enfermagem. O segundo grupo, 34 auxiliares/técnicos de enfermagem e 20 atendentes de enfermagem assumiu suas atividades profissionais no dia 02 de abril do mesmo ano.

A abertura do HU-UFSC surge com a forte vinculação docente-assistencial. Segue assim, nestes anos todos, com participação efetiva de professores do Departamento de Enfermagem, não apenas nos cargos de chefia da Diretoria de Enfermagem, mas em vários grupos de estudo e grupos assistenciais. Um dos destaques da enfermagem do HU, que até hoje é relatado como motivo de orgulho na organização do trabalho é o Processo de Enfermagem, escrito inicialmente pelas professoras Rosita Saupe e Lidvina Horr, em 1980, sendo fundamentado na Teoria das Necessiades Humanas Básicas de Wanda de Aguiar Horta. Desde então, vem sendo atualizado, mas permanece como referência inquestionável da organização da assistência

Conta, em seu corpo funcional, com cerca de 800 trabalhadores, entre os quais enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e auxiliares de saúde. Destaca-se o compromisso com a Educação Permanente, estimulando a formação profissional em nível de especialização, mestrado e doutorado, bem como no aprimoramento técnico científico, por meio de atividades de educação realizadas pelo Núcleo de Educação e Pesquisa de Enfermagem – NEPEN. Prima, também, pelos recursos materiais, tendo como assessoria o Núcleo Permanente de Materiais de Assistência de Enfermagem - NUMAEN. A Divisão de Enfermagem possui, ainda, uma comissão para assessoria relacionada às questões éticas – Comissão de Ética em Enfermagem – CEEn.

 

A Divisão de Enfermagem do HUUFSC tem como missão gerir a assistência de enfermagem segura e de qualidade, produzir conhecimento, formar e atualizar profissionais, utilizando os princípios científicos, humanísticos, éticos, valorizando o ser humano em sua multidimensionalidade, otimizando as relações interpessoais, bem como contemplando os princípios e a organização do Sistema Único de Saúde.

 

Participação, ética, respeito à individualidade e diversidade, humanização, justiça social, valorização, excelência, integralidade, interdisciplinaridade, solidariedade, responsabilidade, sustentabilidade.