Gestão da Qualidade Gestão da Qualidade

HU busca selo de qualidade

 

O Programa Ebserh de Gestão da Qualidade,  está sendo lançado no mês de dezembro no Hospital Universitário e  consiste em um sistema próprio de avaliação periódica, que tem como objetivo promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população brasileira pelos hospitais da rede Ebserh nas áreas assistencial, no ensino, na pesquisa, na inovação e na extensão em saúde.

Desta forma, o primeiro passo é o processo de avaliação interna (autoavaliação), que objetiva conhecer a conformidade das práticas do HU-UFSC frente aos requisitos contidos no Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo EBSERH da Qualidade, baseados em leis, regulamentos, normas, evidências científicas e boas práticas vigentes. Também tem como meta sensibilizar os profissionais quanto à necessidade e relevância das melhorias nos processos de trabalho, promovendo uma cultura voltada para o processo de aprendizagem e aprimoramento contínuo.

Dentro do programa, está previsto o Selo Ebserh de Qualidade, que visa a reconhecer formalmente os hospitais que atingirem os padrões estabelecidos. Foram instituídas quatro categorias de qualidade e para cada categoria há um selo.

O selo Bronze será concedido aos hospitais que cumprirem 100% dos requisitos essenciais, conhecidos como RE. A categoria Prata será concedida àqueles que cumprirem não apenas os requisitos essenciais, mas, no mínimo, 80% de todos os requisitos exigidos. O Selo Ouro irá para os hospitais que cumprirem, no mínimo, 95% de todos os requisitos. E a categoria Diamante será concedida aos hospitais que cumprirem 100% de todos os requisitos.

A Comissão de Avaliação Interna da Qualidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina – formada pela Portaria N° 166/2019/SUPERINTÊNDENCIA/HU, de 21 de outubro de 2019, tem como atribuição a condução dos processos de avaliação interna da instituição, de sistematização e de prestação das informações.

A primeira avaliação interna será realizada no período de 09/12/2019 a 07/02/2020 e será fundamental a participação de todos os colaboradores do HU. As chefias deverão receber ou indicar um servidor para receber os avaliadores internos para realizar o levantamento dos requisitos referentes ao seu setor/unidade.

Contamos com sua ajuda para realizamos juntos esta primeira etapa do Programa e Selo Ebserh da Qualidade!!!!

 

Clique nas caixas abaixo para conhecer mais
sobre o programa

O Manual Ebserh de Gestão da Qualidade estabelece diretrizes e requisitos para o sistema de avaliação adequado às peculiaridades de hospitais públicos universitários que atuam com o ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde, além da assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde. 

 

Acesse aqui o Manual de Diretrizes e Requisitos do Programa e Selo Ebserh de Qualidade

 

 

Norma de Elaboração e Controle de Documentos Institucionais – 2ª versão, 2019

A Norma para elaboração e controle de documentos institucionais harmoniza conceitos e nomenclaturas e estabelecerá regras para a elaboração, padronização, controle e hierarquia dos documentos da qualidade do hospital, de modo a garantir a correta rastreabilidade dos documentos, manter a qualidade e clareza das informações necessárias para execução dos serviços e assegurar a devida revisão e aprovação.

 

Conheça a Norma

Cabeçalho para documentos em pdf

Cabeçalho cor horizontal

Cabeçalho P&B horizontal

Cabeçalho cor vertical

Cabeçalho P&B vertical

Modelo em word

Arquivo para cabeçalho em .ai editável

Manual de identidade visual

Guia de Avaliação do Selo Ebserh de Qualidade – 1ª edição, 2019

O Guia do Processo de Avaliação do Selo Ebserh de Qualidade define os procedimentos para a realização das avaliações internas e externas do programa. 

Guia SEQuali

Portaria-SEI nº 166/2019/SUPERINTENDÊNCIA/HU, de 29 de outubro de 2019

 

A SUPERINTENDENTE DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROFESSOR POLYDORO ERNANI DE SÃO THIAGO, no uso de suas atribuições e de acordo com o Processo-SEI nº 23820.011950/2019-20;

 

RESOLVE:

 

Art. 1º - DESIGNAR os colaboradores abaixo relacionados, sob a presidência do primeiro, para compor o Comissão de Avaliação Interna da Qualidade do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina.

COLABORADOR

CARGO

SIAPE

GRACIELE TRENTIN

Enfermeiro

1635307

ISABEL MACHADO CANABARRO

Farmacêutico

1678760

SIANE BOLGENHAGEN

Assistente em Administração

2181948

LISLÉIA GOLFETTO

Técnico de Laboratório

2268341

ANA MARIA MARTINS CARLOS

Enfermeiro

1837114

SIMARA CLAUDIA MICHAELSEN

Enfermeiro

2419552

IGOR KUNZE RODRIGUES

Médico – Neurocirurgia

3128268

SILVIA TREMPER MINASI

Farmacêutico

1522765

JAQUELINE NUNES FLORES

Técnico em Farmácia

2918587

NAYALA LIRIO GOMES GAZOLA

Fisioterapeuta

1452507

MARCUS SETALLY AZEVEDO MACENA

Cirurgião Dentista - Estomatologia

3053065

Art. 2º – ATRIBUIR 06 (seis) horas semanais aos membros do referido Grupo para a realização das atividades.

Art. 3º – REVOGAR a Portaria nº 147/2019/SUPERINTENDÊNCIA/HU, de 21 de outubro de 2019.

 

 

(Assinado Eletronicamente)

Prof.ª Maria de Lourdes Rovaris

Superintendente