Notícias Notícias

Voltar

Profissionais da Quimioterapia e pacientes marcam Dia Mundial do Câncer com lenços e doações de cabelo

Solidariedade

Profissionais da Quimioterapia e pacientes marcam Dia Mundial do Câncer com lenços e doações de cabelo

4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer

A equipe da Quimioterapia e demais profissionais que atendem pacientes oncológicos no Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) marcaram o dia 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer, trabalhando com lenços na cabeça. O objetivo é prestar uma homenagem às pessoas que estão na luta contra a doença, segundo uma campanha chamada “Vá de Lenço”, realizada em todo o Brasil.

A campanha ganhou adesão imediata de diversos profissionais nos ambulatórios do HU e atraiu a atenção dos pacientes e acompanhantes que chegaram hoje para atendimento no hospital. Além disso, a atividade faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelos profissionais da Quimioterapia, com o objetivo de trazer conforto e melhor qualidade de vida para os pacientes.

Uma destas ações é o Projeto Girassol que, entre outras atividades, recebe doações de cabelo para entrega aos pacientes submetidos a quimioterapia. O projeto, que tem uma sala de recepção no HU, é um verdadeiro sucesso entre os pacientes e acompanhantes.

“Eu mesma já precisei de cabelo, recebi a doação e hoje sou doadora”, relatou Gisele Silva, de Tijucas, que estava sendo atendida no setor nesta terça-feira e faz questão de participar do projeto. “As minhas amigas já sabem e quando cortam o cabelo, entregam para doação”, afirmou.

Outra paciente que se entusiasma com o projeto é Gislaine Lima Souza, que nesta semana trouxe o cabelo da neta para doação. “Ela mesma se ofereceu para a doação”, explicou.

Para doar cabelo, basta comparecer ao HU, sendo que o ideal é ter no mínimo 15 centímetros. Para receber cabelo, qualquer paciente em tratamento no setor pode procurar os profissionais e mostrar o interesse.

A campanha Vá de Lenço é realizada durante toda a semana. Os interessados em participar podem ir com lenço na cabeça, no braço ou no pescoço, por exemplo. Os organizadores sugerem que tire fotos e poste nas redes sociais com a hashtag #VáDeLenço.