Prevenção Prevenção

Voltar

Profissionais da UTI participam de curso sobre higiene oral no combate à PAV

Segurança do Paciente

Profissionais da UTI participam de curso sobre higiene oral no combate à PAV

Curso teve parte teórica e parte prática e exibição de vídeo produzido em parceria com a universidade

Profissionais de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) participaram de um curso teórico-prático sobre a importância da odontologia hospitalar para pacientes internados na unidade, com orientacões sobre a higiene oral para a prevenção de pneumonia associada à ventitação mecânica (uso de respirador artificial).

O curso, chamado “Cuidados bucais associados ao aprimoramento da assistência multiprofissional e prevenção da pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em unidade de terapia intensiva (UTI)” foi realizado durante a semana, com grupos de profissionais reunidos na sala de aula da UTI e foi ministrado pelos facilitadores Gisele Robini, estudante de Odontologia da UFSC; Luiz Henrique Nascimento Neto, e Marcus Setally, cirurgiões-dentistas do HU.

Marcus Setally, coordenador do curso, explicou, no programa do curso, que o objetivo é capacitar os profissionais de Enfermagem para o manuseio adequado dos fatores bucais associados com a PAV através da higiene oral dos pacientes internados nos leitos da UTI. “Os técnicos de enfermagem e enfermeiros, desde que existe a UTI, fazem a higiene oral nos pacientes. O curso vem trazer uma maior capacitação com explanação sobre a odontologia, sobre o conhecimento da cavidade bucal e sobre o manejo adequado na hora da higiene para evitar a PAV”, explicou Setally.

No curso, foi apresentado um vídeo produzido em parceria com a UFSC, no qual dois profissionais da UTI mostram como é feita a higiene bucal de um paciente. Os participantes do curso aprenderam sobre a anatomia da cavidade bucal, patologias e condições odontológicas mais comuns em UTIs, pneumonia associada à ventilação mecânica e sobre materiais e técnicas de higiene oral em UTI.

 

Imagens: