Manutençao Manutençao

Voltar

Guia para preparo de medicamentos injetáveis orienta profissionais do Hospital Universitário

Farmácia Hospitalar

Guia para preparo de medicamentos injetáveis orienta profissionais do Hospital Universitário

Documento foi preparado pelo Setor de Farmácia em parceria com Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde

O Setor de Farmácia do Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) está disponibilizando para os profissionais da instituição o Guia para Preparo de Medicamentos Injetáveis, em sua primeira edição. O material será oferecido na forma digital por e-mail, no site do HU e diretamente para os grupos que trabalham com medicamentos.

De acordo com a chefe do Setor de Farmácia do HU, Sammara Tavares Nunes, o guia, elaborado em parceria com o Setor de Gestão da Qualidade e Vigilância em Saúde, tem por objetivo ajudar as equipes no uso racional dos medicamentos injetáveis, orientando sobre prescrição, diluição, dispensação e administração destes produtos, sempre com foco na segurança do paciente.

O guia será oferecido por e-mail, para os trabalhadores cadastrados no HU, ou poderá ser baixado no site, no endereço. “Além disso, vamos oferecer o guia para download nos grupos do whatsapp”, explicou Sammara Nunes, lembrando que os interessados podem tirar dúvidas ou repassar sugestões nos ramais 2054 e 2065 ou pelo e-mail farmacia.huufsc@ebserh.gov.br.

De acordo com o Setor de Farmácia Hospitalar, o guia é um trabalho em constante processo de construção e, por isso, as informações devem ser sempre atualizadas e adaptadas à realidade local. Além disso, as informações são baseadas em fontes qualificadas e revisadas por profissionais, mas devem servir apenas com referência, pois a administração dos medicamentos deve ser individualizada para cada paciente, de acordo com seu quadro clínico.

Os medicamentos do guia estão em ordem alfabética, com base na Denominação Comum Brasileira (DCB), seguida pela apresentação comercial do medicamento vigente no hospital no período da elaboração do guia; o veículo e volume de reconstituição; a estabilidade pós-reconstituição; as opções de soluções para infusão, bem como o volume ou a concentração final adequada para diluição, estabilidade pós-diluição, tempo de administração e risco para flebite.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O HU-UFSC faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

 

Clique aqui para baixar o guia