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Passo a passo orienta para compra direta pelo Sistema Eletrônico de Informações

SEI

Passo a passo orienta para compra direta pelo Sistema Eletrônico de Informações

Solenidade de instalação do SEI foi realizada no dia 5, com destaque para os ganhos com o novo sistema

Já está disponível o passo a passo para fazer compras diretas utililizando o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), recentemente implantado no Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC). Desde o dia 5 de agosto, tramitam no hospital somente documentos digitais, seguindo uma linha que está sendo adotada por todos os hospitais da rede Ebserh no Brasil.

Para acessar o passo a passo e demais documentos informativos, foi criada a página do SEI, no link http://www2.ebserh.gov.br/web/hu-ufsc/sei-. Além disso, membros do Comitê de Instalação do SEI estão à disposição para esclarecer sobre os principais assuntos.

A portaria instituindo a utilização do SEI no HU foi assinada no dia 5 de agosto, em solenidade presidida pela superintendente da instituição, Maria de Lourdes Rovaris, que ressaltou o ganho em agilidade, transparência e economia que o sistema digital representa para os trabalhos do hospital.

“O HU ainda usa muito papel e isso representa uma inovação e um novo modo de trabalho para todos nós. Temos a oportunidade de mudar este quadro, sabemos dos desafios mas, como sempre, o HU não foge à luta”, incentivou a superintendente ao relatar as conquistas com o novo sistema, assinar a portaria e iniciar a entrega dos certificados para os membros do comitê.

A coordenadora do comitê e chefe da Unidade de Apoio Corporativo, Renata Brocker de Paula, ressaltou o esforço da equipe para a consolidação e implantação do sistema no hospital, destacando, entre outros ganhos com o SEI, a agilidade nos processos a partir de agora.

O gerente administrativo do hospital, Paulo Portella, lembrou que vários hospitais da rede e a sede da Ebserh já utilizam o novo sistema e destacou, também, os princípios envolvidos com a implantação do novo sistema. “Transparência e economicidade são alguns destes princípios e só há ganhos para o HU com a implantação do SEI”, resumiu.

Ele ressaltou o grande impacto em termos ambientais, pelo fim dos processos em papel, e o ganho em transparência e agilidade. “Por tudo isso, é muito importante que todos se preparem para a chegada do sistema, todos se informem e busquem as suas chefias para se orientarem quanto ao treinamento e ao curso”, afirmou.

A implantação do SEI! traz de imediato a economia na compra de papel, com reflexo na política de sustentabilidade adotada pelos hospitais da rede, além de garantir transparência e agilidade na tramitação de documentos.

O SEI! é um software que busca aperfeiçoar o trâmite de documentos e processos administrativos de forma eletrônica. A plataforma engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite transferir a gestão de documentos e de processos eletrônicos administrativos para um mesmo ambiente virtual.

 

Sobre a Ebserh

Vinculada ao MEC, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

 

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Professora Maria de Lourdes Rovaris assina a portaria que instituiu a implantação do SEI no Hospital Universitário