Prevenção Prevenção

Voltar

Busto do professor Polydoro é retirado do hall do hospital para substituição do pedestal

Homenagem

Busto do professor Polydoro é retirado do hall do hospital para substituição do pedestal

Peça, que foi instalada no hall do Hospital Universitário em 1988, está na sala de reuniões da Superintendência.

O busto do professor Polydoro Ernani de São Thiago, que é uma referência para quem visita o Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina, foi retirado do hall da instituição para substituição do pedestal que sustenta a estátua, instalada no local desde 1998. Por enquanto, a peça está na sala de reuniões da Superintendência do HU.

O professor, médico e escritor Polydoro é considerado o grande idealizador do Hospital Universitário de Santa Catarina e foi o primeiro diretor-geral da instituição. Nasceu em 22 de junho de 1909 e faleceu em 26 de novembro de 1999. Formou-se em Medicina em sua cidade Natal, São Francisco do Sul, onde criou a Maternidade, tendo sido seu primeiro diretor.

Em Florianópolis, lecionou na Faculdade de Farmácia e Odontologia de Santa Catarina, de onde foi diretor de 1950 a 1953. Foi um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFSC, em 1957, tendo assumido o comando da cadeira de Clínica Médica em 1962. Em 1945, foi eleito Presidente da Sociedade Catarinense de Medicina, mais tarde Associação Catarinense de Medicina (ACM).

Participou também do movimento que criou o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina, tendo integrado sua diretoria provisória, vindo a ser, anos depois, seu vice-presidente. Em 1980, inaugurou o Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC).

Escreveu sete livros, entre eles, “A Medicina e suas Transições Através dos Séculos”, lançado em 1997, ano que foi admitido como Patrono de Cadeira e membro Titular da Academia Catarinense de Letras e, em 1998, teve seus méritos de médico e escritor reconhecidos por seus pares.

O busto em sua homenagem foi instalado em maio de 1988, quando o HU completou 18 anos. A estátua está acompanhada de uma placa com os dizeres: “Ao professor Polydoro Ernani de São Thiago, grande idealizador e 1º diretor geral do HU-UFSC, nossa homenagem especial durante as comemorações do 18º aniversário desta instituição de assistência, ensino e pesquisa, orgulho da comunidade catarinense”.