Prevenção Prevenção

Voltar

Médicos de todo o Estado participam de encerramento da campanha do Setembro Verde no Hospital Universitário

Saúde

Médicos de todo o Estado participam de encerramento da campanha do Setembro Verde no Hospital Universitário

O mês foi marcado por mutirões de exames de colonoscopia para marcar o Setembro Verde, voltado para a conscientização sobre o câncer de intestino

O Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) encerrou as programações do Setembro Verde com uma palestra nesta sexta-feira, 27, ministrada pela coloproctologista Maria Cristina Sartor, com o tema “Novas diretrizes para rastreamento do câncer de cólon”, com a presença de médicos de todo o Estado.

Durante todo o mês de setembro, instituições de saúde de todo o Estado participaram da campanha do Setembro Verde realizando mutirões de colonoscopia, em parceria com empresas. Em 30 dias, foram 204 colonoscopisas no mutirão realizado no Hospital Universitário. Em Lages, foram 15 exames; em Criciúma, 43 e, em Joaçaba, dez.

O Setembro Verde é uma campanha que tem o objetivo de dar visibilidade à prevenção do câncer de intestino, o segundo tipo de tumor mais comum entre as mulheres e o terceiro entre os homens. O dia 27 de setembro é o Dia D da campanha.

Maria Cristina Sartor falou para médicos de todo o Estado

Em Santa Catarina, a campanha foi promovida pelas Sociedade Catarinense de Coloproctologia –SCCP, Sociedade Catarinense de Gastroenterologia – SCG e a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva Estadual SC – SOBED-SC. Em todo o Estado foram realizados mutirões com exames de colonoscopia, atividades de conscientização da população e iluminação em verde de pontos turísticos em Florianópolis, Blumenau, Brusque, Joaçaba, Lages, São José e Videira.

Durante o mês, aconteceram atividades como orientações ao público em shoppings, iluminação de prédios e monumentos, o mutirão no HU, a palestra do Dia D, com capacitação de médicos. Além de Florianópolis, também houve atividades em outras cidades, como São José, Blumenau, Joaçaba, Videira, Lages e Criciúma.

Vídeo:

Balanço do Setembro Verde 2019