Prevenção Prevenção

Voltar

Terapia ocupacional garante qualidade de vida e autonomia para pacientes

Saúde

Terapia ocupacional garante qualidade de vida e autonomia para pacientes

Treze de outubro é o dia do Terapeuta Ocupacional. No HU, são três profissionais que atuam nas diversas áreas assistenciais

O mês de outubro é marcado pela passagem do Dia do Terapeuta Ocupacional, uma homenagem ao profissional cuja principal preocupação é qualidade de vida e, desde o mês de junho, o Hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) conta com uma equipe de três terapeutas ocupacionais que garantem o atendimento para os pacientes nas principais áreas assistenciais da instituição.

Atualmente, a equipe atende pacientes da UTI neonatal, da internação pediátrica, das clínicas cirúrgicas, clínicas médicas e UTI adulto. A equipe também está disponível para atender ou tirar dúvidas, no quarto andar do HU ou pelo ramal 8073.

Juliana Ferigollo, Débora Evelin  e Daniela Souto, as três profissionais da equipe de Terapeutas Ocupacionais do HU, que estão dentro da Unidade de Reabilitação, ressaltam a importância desta atividade dentro da instituição, trabalhando a reabilitação física dos pacientes, a reabilitação cognitiva e o treino de atividades da vida diária. “Nós percebemos que muitos pacientes ficam dependentes devido à doença ou mesmo ao tratamento e, com a ação do terapeuta ocupacional, se tornam mais independentes”, afirmam.