Voltar

Serviço de Fonoaudiologia realiza debates sobre disfagia e vias alternativas de alimentação

Saúde

Serviço de Fonoaudiologia realiza debates sobre disfagia e vias alternativas de alimentação

Profissionais convidados da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) vão realizar, em 18 de março, um dia de debate multiprofissional sobre o tema disfagia e vias alternativas de alimentação. O evento é organizado pelo Serviço de Fonoaudiologia do HU. Trata-se do 2º Meeting de Disfagia do Serviço de Fonoaudiologia do HU-UFSC, que vai acontecer no auditório do hospital, a partir das 9h30. As inscrições são limitadas e podem ser feitas aqui.

A disfagia é a dificuldade de deglutir e é comum em idosos, pacientes com determinadas doenças ou que sofreram traumas na garganta e na boca, por exemplo. Para conscientizar a população e profissionais de saúde sobre esse problema, no dia 20 de março é comemorado o Dia de Atenção à Disfagia.

“O evento contará com a participação de profissionais convidados do HU, que irão abordar aspectos referentes ao tema disfagia e vias alternativas de alimentação. O objetivo é discutir boas práticas no atendimento aos pacientes através do cuidado integrado e melhorar condições de desfecho clínico e qualidade de vida”, explicaram os organizadores.

O encontro terá uma etapa pela manhã, com temas voltados para a área de Neonatologia. A abertura está marcada para as 9h45, seguida da mesa redonda “Da sonda ao seio – olhar multidisciplinar e transição alimentar no RNPT” e palestras de profissionais a cada 15 minutos. Às 11h45 será aberto o espaço para perguntas e esclarecimentos. A parte da tarde será dedicada ao tratamento de adultos e idosos, com as mesas redondas “Vias alternativas em adultos e idosos” e “Equipe multiprofissional de terapia nutricional do HU-UFSC/Ebserh”.

Mais informações sobre a programação: manhã e tarde.

 

 

 

 

Unidade de Comunicação/HU-UFSC/EBSERH