Hospital Universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

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O que é Telessaúde

O Programa Telessaúde Brasil Redes é uma ação nacional que busca melhorar a qualidade do atendimento e da atenção básica no Sistema Único da Saúde (SUS), integrando ensino e serviço por meio de ferramentas de tecnologias da informação, que oferecem condições para promover a Teleassistência e a Teleducação.

 O Programa de Telessaúde é uma ferramenta de articulação entre a Atenção Especializada (AE) e a Atenção Básica (AB), pois é uma nova forma de comunicação entre esses pontos de atenção. Essa ampliação do diálogo é essencial, entre outras razões, para aumentar a resolutividade da Atenção Básica e para qualificar o acesso do usuário ao serviço de Atenção Especializada.

A ampliação da resolutividade pode acontecer por diferentes caminhos:

  1. Por meio da Teleconsultoria, espaço de diálogo caracterizado pela comunicação eletrônica ou por telefone entre a AB e a AE, em que os profissionais podem tirar dúvidas e discutir casos. Esses contatos, quando feitos por meio eletrônico ou telefônico, podem ser síncronos (no momento do cuidado) e assíncronos (em momentos fora da consulta);
  2. Por meio do Telediagnóstico que apoia diagnóstico da AE para a Atenção Básica, por meio de exames que permitem a realização de telediagnóstico (ECG, análise da imagem de fundo de olho, análise de lesões dermatológicas etc.).
  3. Por meio da Tele-Educação que consiste na utilização de ferramentas tecnológicas para a construção e aperfeiçoamento de conhecimentos de alunos e profissionais das diferentes áreas do conhecimento.
  4. Por meio da Teleconsulta, um método da Telemedicina que consiste na consulta à distância utilizando TIC’s, autorizada pelo Conselho Federal de Medicina em razão da situação atual de pandemia de COVID-19, visando reduzir a circulação de pessoas, diminuindo a propagação do Coronavírus em nosso país. Desta forma, o exercício da Medicina através do método da Telessaúde também poderá  trazer benefícios para quem vive ou está temporariamente distante de locais que ofereçam atendimento de qualidade, sendo conveniente para a coleta de informações e orientações preliminares até que um atendimento  presencial  possa  ser  realizado. 

A Telessaúde tem sido implementada especialmente para:

  • Diminuir custos na saúde; Promover a educação permanente de profissionais de saúde;
  • Fortalecer a atenção primária à saúde;
  • Melhorar o acesso à saúde em áreas remotas;
  • Alcançar a melhoria da qualidade do atendimento na Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS), com resultados positivos na resolubilidade do nível primário de atenção;
  • Reduzir custos e tempo de deslocamentos,
  • Fixar os profissionais de saúde nos locais de difícil acesso,
  • Melhorar a agilidade no atendimento prestado e otimização dos recursos dentro do sistema como um todo, beneficiando, dessa forma, aproximadamente 10 milhões de usuários do SUS.

Sobre a Unidade de e-Saúde do HU-UFSCar

A Unidade de e-Saúde do Hospital da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem objetivo de promover a Telessaúde por meio de serviços da Telemedicina (Teleconsultoria, Telediagnóstico e Teleconsultas) e a Tele-educação. Foi criada em agosto de 2018 para dedicar-se ao ensino, pesquisa e desenvolvimento de projetos e ações com aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na área de saúde.

A unidade de e-Saúde é vinculada a gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e visa melhorar a qualidade dos serviços de saúde prestados à população, atuando na oferta de serviços de Telessaúde e apoiando os diversos setores de assistência e gestão do HU-UFSCar por meio de métodos e processos de ensino, assistência, gestão, extensão e pesquisa à distância.

Atualmente, a Unidade promove os seguintes serviços:

1) Auxílio no desenvolvimento das gravações de cursos, capacitações, treinamentos e webaulas à distância.

2) Solicitação de SIGs (Grupos de interesse especial da Rede RUTE)

3) Serviços de Videocolaboração, participar/ministrar cursos ou aulas no laboratório utilizando a sala de Telessaúde (STS) e os equipamentos da Unidade de e-Saúde.

4) Teleconsultas e Tele-interconsultas

A educação em tecnologias aplicadas a saúde é uma das prioridades da Unidade de e-Saúde. Produção de cursos e/ou capacitações à distância, semipresenciais ou híbridos estão sendo objetivos estratégicos da Unidade.

Atividades educacionais à distância por meio de tecnologias de informação e comunicação para apoiar a qualificação de estudantes, profissionais e trabalhadores da área da saúde.

Ações educacionais na modalidade à distância como cursos e seminários ministrados por especialistas das mais diversas áreas, abordando temáticas atuais e relevantes, proporcionando educação continuada, qualificação e atualização profissional.

O HU-UFSCar promove atualmente por meio da Unidade de e-Saúde, serviços de Tele-Educação e de Vídeocolaboração por meio da produção de material educacional na área da saúde, gravações e edições de cursos, capacitações, vídeo-aulas produzidas por docentes e profissionais do HU-UFSCar e da UFSCar que poderão ser disponibilizados por uma plataforma educacional baseada no Moodle, atualmente em fase de finalização e cuja construção foi feita em parceria com a Secretaria de Educação à Distância da UFSCar.

A plataforma trará conteúdo de áreas relacionadas a Saúde, promovendo a educação a distância e disseminando o conhecimento nas áreas de saúde e tecnologias associadas, com objetivo de oferecer cursos, treinamentos e capacitações à distância além de uma biblioteca virtual (vídeos, artigos e apresentações), nas mais diversas áreas, com acesso livre para estudantes e profissionais de saúde.

A Unidade conta com um canal no Youtube para disponibilizar materiais já desenvolvidos até que se consolide a Plataforma de Tele-Educação do HU-UFSCar. Além disso, o HU-UFSCar já se encontra filiado a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), participando de grupos de discussões em algumas especialidades, denominados Grupos de Interesses Especial (SIGs).

Outra ferramenta é o novo site desenvolvido pela Unidade de e-Saúde do HU-UFSCar, onde é possível ter acesso a ações de contingenciamento e respostas rápidas sobre pandemia do novo Coronavírus.com materiais informativos de referência como cursos, artigos científicos e links úteis. O site possui informações específicas destinadas a estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais da Saúde, além de informações para o público em geral, inclusive com conteúdos voltados às crianças e jovens.( http://telessaude.hu.ufscar.br/)

 

 

 

É possível solicitar os seguintes serviços de Tele-educação:

 

1) Auxílio no desenvolvimento das gravações de cursos, capacitações, treinamentos e webaulas à distância.

Para solicitação de serviços de gravações de vídeos, a Unidade de e-Saúde do Hospital Universitário Dr. Horácio Carlos Panepucci (HU-UFSCar), poderá auxiliar nas gravações e edições dessas atividades.

Descrição: É possível solicitar a gravação de cursos, webaulas, capacitações híbridas ou à distância, também usando simulação, que poderão ser disponibilizados nos canais de comunicação da Unidade de e-Saúde que são: Canal do Youtube, Site, Plataforma Moodle.

Público alvo: Comunidade UFSCar, como docente (incluindo visitante) ou como estudante de pós-graduação, colaborador do HU-UFSCar; 

Obs: Estudantes da pós-graduação da UFSCar poderão propor cursos, desde que o curso seja elaborado em parceria com um docente da UFSCar.

Fases e prazos: O serviço de gravação e edição de vídeos terá as seguintes fases:

  • Fase 1: Agendamento por meio de formulário (com no mínimo 5 dias úteis de antecedência à atividade)
  • Fase 2: Produção
  • Fase 3: Edição (de 3 a 15 dias úteis posterior a gravação). O solicitante poderá optar pela não edição e neste caso, a entrega será mais rápida.
  • Fase 4: Aprovação pela GEP e pelo solicitante
  • Fase 5: Divulgação com autorização do solicitante

O solicitante deverá fazer a solicitação de gravação pelo formulário https://forms.gle/Ecbhvq5DNpSgiLQS6 e assinar um termo de consentimento de uso de imagem, de permissão de gravação e autorização para gravação do vídeo no dia da gravação.

 

2) Atualização profissional pelos Grupos de Interesse Especial (SIGs)

Descrição: (Grupos de atualização profissional pelos Grupos de Interesse Especial (SIGs) da Rede RUTE)

Os Grupos de Interesse Especial (do inglês "Special Interest Groups" - SIGs) são sessões educacionais entre grupos de profissionais de saúde para promover debates, estudos de caso, discussões e aprofundamento em pesquisas nas temáticas diversas da medicina em suas especificidades promovidas pela Rede de Universitária de Telemedicina (RUTE).

O HU-UFSCar está vinculado a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE) que é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A RUTE estimula a integração e a colaboração entre profissionais de saúde por meio dos Grupos de Interesse Especial (SIGs).

Os SIGs promovem sessões, por videoconferência ou webconferência, para debates, discussões de caso, aulas, pesquisas e avaliações à distância, em várias especialidades e subespecialidades médicas, para diversos profissionais da área da saúde, em diversos níveis de formação profissional.

A Rede RUTE apresenta mais de 96 SIGs em diferentes especialidades, disponibiliza uma agenda anual e qualquer instituição da área da saúde que estiver cadastrada na RUTE pode participar nos SIGs, com seus próprios recursos.

Consulte o link da RUTE para obter maiores informações sobre todos os SIGs existentes. Acesse: http://rute.rnp.br/sigs.

O HU-UFSCar está cadastrado na Rede RUTE e abaixo disponibiliza uma  lista de SIGs que apresentam agenda 2020.

Público alvo: Podem participar dos Grupos de Interesse Especial (SIGs) profissionais de saúde em todos os níveis de formação bem como, as várias áreas da saúde onde cada grupo se apresenta uma vez ao mês com transmissão síncrona (on-line) pela Unidade de e-Saúde (HU-UFSCar).

Fluxo de solicitação:

  • Se você desejar participar dos SIGs já cadastrados, basta entrar em contato com a Unidade de e-Saúde pelo e-mail ues.huufscar@ebserh.gov.br mas se desejar participar de um novo SIG, preencha o formulário:  https://forms.gle/Ecbhvq5DNpSgiLQS6.
  • A Unidade de e-Saúde entrará em contato com a Rede RUTE e solicitará a participação no SIG de seu interesse mas está sujeito a aprovação.
  • Uma vez aprovada a participação, a Unidade de e-Saúde irá disponibilizar a agenda de cada SIG, reservar e preparar a sala de Telessaúde para as sessões  conforme a agenda do SIG selecionado. Com a comprovação da presença por meio de listas de presença, poderá ser fornecido um certificado.

ACESSE AQUI o cronograma mensal das sessões https://rute.rnp.br/eventos

Prazos: O prazo para aprovação de um novo SIG depende da resposta da Rede RUTE. Uma vez aprovado pela Rede, seguimos as agendas disponibilizadas.

 

3) Serviços de Videocolaboração, participar/ministrar cursos ou aulas no laboratório utilizando a sala de vídeoconferência de Telessaúde (STS) ou laboratório de Telessaúde (LTS) e/ou os equipamentos da Unidade de e-Saúde.

Descrição:  A sala de vídeoconferência de Telessaúde (STS) e o laboratório de Telessaúde (LTS) do HU-UFSCar destinam-se ao desenvolvimento de atividades educacionais que necessitam além do espaço da sala, a utilização do equipamento de videoconferência, televisão ou computadores.

A Unidade de e-Saúde disponibiliza recursos tecnológicos e serviços de telecomunicações, via videoconferência e webconferência.

Esses sistemas permitem trabalhar de forma cooperativa, compartilhando informações e materiais sem a necessidade de locomoção geográfica. Estes espaços e recursos estão disponíveis para a comunidade HU-UFSCar.

Confira abaixo as descrições dos tipos de serviços de videocolaboração já oferecidos pela Unidade de e-Saúde do HU-UFSCar:

  • Videoconferência: Interação entre duas ou mais pessoas geograficamente distantes, com transmissão de aúdio, vídeo e dados (ppt, jpg, mpg etc), em tempo real.
  • Webconferência: Simula a interação real entre duas ou mais pessoas. Alta qualidade de imagem digital, em tamanho real. Sistema de som emite ondas em direções específicas, reforçando a sensação de imersão que a telepresença proporciona.

 

Público Alvo: Comunidade UFSCar, como docente (incluindo visitante) ou como estudante de pós-graduação, colaborador do HU-UFSCar, estudantes da UFSCar acompanhados de um docente responsável pela atividade, residentes; 

Obs: Estudantes da pós-graduação da UFSCar poderão propor/participar de cursos, desde que o curso seja elaborado em parceria com um docente da UFSCar.

Fluxo de solicitação: Para o agendamento de sala para este serviço, é necessário o preenchimento de um formulário de solicitação dos serviços e assinatura de um termo de responsabilidade disponíveis no link https://forms.gle/Ecbhvq5DNpSgiLQS6

Prazos:

  • As solicitações de atividades com uso da sala de videoconferência e/ou laboratório deTelessaúde poderão ser efetuadas dentro do período de funcionamento das salas: de segunda à sexta-feira, das  08h às 17h;
  • Após recebida a solicitação, a Unidade de e-Saúde enviará um e-mail para confirmar a atividade e aguarda a confirmação final pelo solicitante em até 3 dias úteis.
  • Se a solicitação não for confirmada em até 3 dias úteis, será cancelada.

A solicitação dos serviços de Tele-educação como auxílio no desenvolvimento das gravações de cursos, capacitações, treinamentos e webaulas à distância, solicitação de SIGs (Grupos de interesse especial da Rede RUTE) e serviços de Videocolaboração, participar/ministrar cursos ou aulas no laboratório utilizando as salas de Telessaúde (STS) e/ou os equipamentos da Unidade de e-Saúde, devem ser realizadas por meio do seguinte formulário:

Formulário para solicitação de serviços de Tele-educação

https://forms.gle/Ecbhvq5DNpSgiLQS6

 

Link para acesso ao canal de Telessaúde no Youtube, onde no momento disponibilizamos webaulas na área da Saúde:

 

Canal do Youtube de Tele - Educação HU-UFSCar.

https://www.youtube.com/channel/UCDFLLLX9-YFM1Vq0b0YNTmA?view_as=subscriber

 

Link para acesso ao site de Telessaúde:

 

Site Telessaúde HU-UFScar

http://telessaude.hu.ufscar.br/

 

Link para acesso a nossa plataforma Moodle (em construção): https://moodle.hu.ufscar.br/

A Telemedicina foi implantada no HU-UFSCar seguindo as orientações contidas na Lei número 13989, de 15 de abril de 2020, e na Portaria GM/MS467, de 20 de março de 2020, que dispõe em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de telemedicina, com objetivo de regulamentar as medidas de enfrentamento da emergência em saúde pública de importância internacional, decorrente da pandemia de COVID-19, bem como as orientações sobre telemedicina no contexto da COVID-19 no âmbito da Rede EBSERH.

 

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) por meio da Unidade de e-Saúde (UES) propôs uma solução técnica para a implantação das Teleconsultas de acordo com as leis vigentes, garantindo a segurança do paciente e a segurança da informação eletrônica em saúde. Neste contexto, foi proposto a realização da Teleconsulta no HU-UFSCar somente para pacientes de ambulatórios que já são atendidos, pois, de acordo com Art. 6º da Resolução Nº 56, DE 1º DE ABRIL DE 2020, a Telemedicina na modalidade de Teleconsulta somente está autorizada para pacientes que já são atendidos pelo médico, sendo vedada a realização da primeira consulta de forma não presencial.

 

Para a realização das Teleconsultas, o processo inicia com a Teleassistência dos ambulatórios de especialidades, onde os(as) médicos(as) atuam por atendimento remoto direto com o paciente, que já faz acompanhamento em algum ambulatório de especialidade do HU, por meio de ligações telefônicas e/ou Whatsapp, com foco na comunicação e no bem-estar do paciente, a fim de identificar demandas que possam ser solucionadas pelo atendimento remoto ou para identificar a necessidade de atendimento presencial, de urgência ou agendado, fazendo encaminhamentos quando necessário.

 

O serviço Alô HU complementa o serviço de Telemedicina realizando atendimento telefônico para tirar dúvidas realizado por médicos e estudantes de medicina, disponibilizado também por meio de Whatsapp Empresarial como suporte técnico (cujo acesso da população é muito alcançável), com objetivo de tirar dúvidas dos pacientes sobre a COVID-19 e outros aspectos. As ligações da Teleassistência e os atendimentos telefônicos (Alô HU) são realizadas de segunda à sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h por linha telefônica convencional ou Whatsapp Business como suporte técnico.

 

O Art. 2º da Resolução Nº 56, DE 1º DE ABRIL DE 2020, define que a telemedicina, no contexto desta Resolução, é composta pelas seguintes modalidades de atendimento médico:

1) Teleorientação - avaliação remota do quadro clínico do paciente, para definição e direcionamento ao tipo adequado de assistência que necessita.

2) Telemonitoramento - ato realizado sob orientação e supervisão médica para monitoramento ou vigilância à distância de parâmetros de saúde e/ou doença;

3) Teleinterconsulta - troca de informações (clínicas, laboratoriais e de imagens) e opiniões entre médicos, para auxílio diagnóstico ou terapêutico; e

4) Teleconsulta - a troca de informações (clínicas, laboratoriais e de imagens) entre médico e paciente, com possibilidade de prescrição e atestado médico.

As três primeiras categorias já haviam sido liberadas pelo Conselho Federal de Medicina em Ofício de no. 176 datado de 19 de março de 2020, após um pronunciamento em rede nacional pelo Ministro da Saúde, informando acerca da necessidade de se fazer uso da Telemedicina no combate ao COVID19.

A Portaria 467 de 23 de março de 2020 do Ministério da Saúde, no entanto, liberou as Teleconsultas. Agora estão autorizados atendimentos pré-clínicos, de suporte assistencial e de monitoramento, a emissão de atestados e receitas médicas, bem como a determinação de isolamento domiciliar, se for o caso.

Neste contexto, propõe-se a realização da Teleconsulta no HU-UFSCar somente para pacientes de ambulatórios que já são atendidos, pois, de acordo com Art. 6º da Resolução Nº 56, DE 1º DE ABRIL DE 2020, a Telemedicina na modalidade de Teleconsulta somente está autorizada para pacientes que já são atendidos pelo médico, sendo vedada a realização da primeira consulta de forma não presencial.

 

Descrição dos serviços de Telemedicina realizados no HU-UFSCar:

 

  1. Alô HU – Atendimento telefônico para tirar dúvidas realizado por médicos e estudantes de medicina, disponibilizado também por meio de Whatsapp Empresarial como suporte técnico (cujo acesso da população é muito alcançável), com objetivo de tirar dúvidas dos pacientes, evitando deslocamentos desnecessários da população às Unidades de Saúde e ao Hospital Universitário, reduzindo as chances de contaminação;

Horário de atendimento: de 8h às 12h e das 14h às 17h.

Contato: Telefone: (16) 3509-2498, Whatsapp: (16) 3509-2498

  1. TELEASSISTÊNCIA DOS AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES: O profissional de saúde atua por atendimento remoto direto com o paciente, que já faz acompanhamento em algum ambulatório de especialidade do HU, por meio de ligações telefônicas e/ou Whatsapp, com foco na comunicação e no bem-estar do paciente, a fim de identificar demandas que possam ser solucionadas pelo atendimento remoto ou para identificar a necessidade de atendimento presencial, de urgência ou agendado, fazendo encaminhamentos para Teleconsultas ou consultas presenciais, quando necessário.

Horário de atendimento: de segunda à sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h.

  1. TELECONSULTA DE ESPECIALIDADES MÉDICAS – troca de informações (clínicas, laboratoriais e de imagens) entre médico e paciente, com possibilidade de prescrição e atestado médico. O médico realizará atendimento remoto direto com o paciente, que já faz acompanhamento em algum ambulatório de especialidade do HU, através da utilização do prontuário eletrônico e tecnologia de comunicação apropriada.

O serviço inicia com a Teleassistência dos ambulatórios de especialidades que encaminham os pacientes dos ambulatórios do HU-UFSCar para a Teleconsulta com especialistas, quando necessário.

Horário de atendimento: segundo a grade dos especialistas

Especialidades atendidas por Teleconsulta: Cardiologia, Neurologia, Imunopediatria, Nefrologia, Hematologia, Psiquiatria, Endocrinologia,Pneumologia, Cirurgia Vascular.

Com a modalidade de atendimento, o profissional da saúde e o paciente podem trocar informações clínicas, laboratoriais e de imagens, com possibilidade de prescrição e atestado médico.

 

 

FORMULÁRIOS: De acordo com a resolução Nº 56, DE 1º DE ABRIL DE 2020:

§ 1º Há necessidade do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE do paciente ou responsável legal e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido - TALE (se paciente menor de idade ou incapaz), fazendo constar que é uma autorização/aceitação para todos os atos referentes ao atendimento médico, incluindo a plataforma utilizada para comunicação, possibilidade de gravação e arquivamento da consulta, imagens e outros documentos.

§ 2º O TCLE e o TALE (caso se aplique) referidos no § 1º serão encaminhados ao paciente (e responsável legal, caso se aplique) previamente à consulta, que deverá(ão) assiná-lo(s), retornando-o(s) ao médico assistente por e-mail ou por aplicativo de mensagem (mediante foto ou arquivo anexado).

Contato e-mail: ues.hufscar@ebserh.gov.br

Contato telefônico: (16) 3509 2461

Alô-HU: Tire suas dúvidas pelos nossos canais de comunicação, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h

Telefone: (16) 3509-2498

Whatsapp: (16) 3509-2498

ACESSE AQUI Relação das gravações efetuadas pelo estúdio de gravações da e-Saúde

 

ACESSE AQUI infográfico das atividades 2020 (1º semestre)