Hospital Universitário Profº. Dr. Horácio Carlos Panepucci

Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Receitas e despesas Receitas e despesas

Execução Orçamentária e Financeira Execução Orçamentária e Financeira

A Execução Financeira do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos - SP, Filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, poderá ser consultada no Portal da Transparência.

Utilize o passo a passo a seguir para acessar as informações desejadas:

1º - Acesse: “http://www.portaltransparencia.gov.br/

2º - Clique em “DESPESAS E RECEITAS

3º - Em “DESPESAS, clique em “Consulta

4º - Clique em “Por órgão/entidade executora

5º - Em FILTRO, clique em “PERÍODO” e selecione a data desejada. Depois clique em “ADICIONAR”

6º - Em FILTRO, clique em “ÓRGÃO”  e pesquise por EBSERH HU-UFSCAR ou 155900. Depois clique em “ADICIONAR”

7º - Depois de selecionado o Órgão e o Período, clique em “CONSULTAR”

PRONTO! Após realizado essas etapas, você terá os valores empenhados, liquidados e pagos pelo Órgão. Se desejar, clicando em “DETALHAR”, você terá as informações detalhadas do período escolhido. E, caso queira as informações em formato .CSV (Excel), clique em “BAIXAR”.

 

 

Em atenção às fases da despesa, conforme disposto na Lei 4.320/64, podemos defini-las em empenho, liquidação e pagamento:

  • Primeiro Estágio: Empenho

O empenho é o primeiro estágio da despesa e pode ser conceituado como sendo o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento, pendente ou não, de implemento de condição.

  • Segundo Estágio: Liquidação

O segundo estágio da despesa pública é a liquidação, que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Ou seja, é a comprovação de que o credor cumpriu todas as obrigações constantes do empenho. A finalidade é reconhecer ou apurar a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar para extinguir a obrigação e é efetuado no SIAFI pelo documento Nota de Lançamento – NL.

  • Terceiro Estágio: Pagamento

O último estágio da despesa é o pagamento e consiste na entrega de numerário ao credor do Estado, extinguindo dessa forma o débito ou obrigação. Esse procedimento normalmente é efetuado por tesouraria, mediante registro no SIAFI do documento Ordem Bancária – OB, que deve ter como favorecido o credor do empenho.