Ações Ações

Ações

Ação Viver com Saúde

Organizada pelas unidades de Nutrição Clínica e de Reabilitação, a ação fornece diversos serviços à comunidade, a exemplo de medição de índice glicêmico, medição do índice de massa corporal (IMC), aferição de pressão arterial, além de orientações sobre hábitos alimentares e prática de atividade física. O evento acontece anualmente em ambientes públicos ou de grande circulação, na cidade de Petrolina-PE, sempre no final de agosto ou no início de setembro, em comemoração aos dias do Nutricionista (31/08) e do Profissional de Educação Física (01/09).

 

Ebserh Solidária

Trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, casa de idosos, escolas e comunidades diversas. Desta forma, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

Os profissionais do HU-Univasf realizam os atendimentos com o apoio de residentes, estudantes e voluntários.

Em 2017, a ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina-PE, na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do bairro Antônio Cassimiro, quando foram ofertadas consultas de oftalmologia, odontologia e clínica médica; aferição da pressão arterial; testes de glicemia; sífilis e avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC). Também foram oferecidas práticas de alongamento, ioga, shantala, além de atividades multiprofissionais de cunho educacional sobre: alimentação saudável, prevenção à violência contra a mulher, direitos e benefícios sociais e previdenciários, entre outros.

Já em 2018, o HU-Univasf enviou um profissional voluntário para participar da Ebserh Solidária em Roraima, visando minimizar os impactos gerados nos serviços públicos do estado com a imigração de venezuelanos para o país.

Durante a mais recente edição da iniciativa, no dia 20 de dezembro de 2018, o HU levou atendimentos e doações para lares de idosos em Petrolina-PE.