Extensão Extensão

Extensão

Extensão

A Extensão Universitária é a interlocução que se estabelece entre universidade e segmentos sociais, comunitários, com uma perspectiva de educar, informar, através de uma visão crítica e transformadora, enquanto espaço de formação, de produção de conhecimentos e de interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa. 

A Extensão se realiza por meio de conjunto de práticas educativas, políticas, multidisciplinares, acadêmico-científicas, culturais e de inclusão social através de vivências que possibilitam o encontro entre os saberes com os conhecimentos científicos, de forma interativa, aproximando o ensino e o serviço, no confronto com a realidade da diversidade de grupos e de práticas culturais.

Setor de Gestão do Ensino (SGE) 

Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico (UGAGET)

Telefone: (87) 2101 6506

Email: gepensino.univasf@ebserh.gov.br

 

A seguir, conheça os procedimentos, documentos e demais orientações para realização de atividades de extensão no âmbito do HU-Univasf:

Orientações iniciais

A Gerência de Ensino e Pesquisa, através do Setor de Ensino e da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Graduação e Ensino Técnico Extensão (UGAET) tem o escopo de promover e fortalecer a extensão no HU-Univasf. 

Uma de suas metas é a institucionalização e regulamentação das atividades de extensão, no hospital. Esta unidade irá atuar na articulação entre a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e o HU-UNIVASF, com a função de apoiar, auxiliar, divulgar e contabilizar as ações extensionistas no âmbito hospitalar. 

Alunos de graduação, alunos de pós-graduação, residentes, alunos das Ligas Acadêmicas, colaboradores do HU-UNIVASF, professores das instituições de ensino de nível superior e técnico, técnicos científicos, terceirizados, todos os que estiverem vinculados e cadastrados ao Projeto de Extensão, encaminhado a Diretoria de Extensão da UNIVASF.

Coordenador de Projeto de Extensão

Os colaboradores do HU-UNIVASF poderão coordenar os Projetos de Extensão que não tenham alunos bolsistas.

Caso queiram concorrer para obtenção de bolsa para o aluno no Projeto é necessário concorrer através do Edital PIBEX da UNIVASF, o qual tem chamadas anuais. Quem irá coordenar o projeto será um docente da UNIVASF. Poderão ser colaboradores do Projeto empregados do HU-UNIVASF, alunos da UNIVASF e demais instituições de ensino superior, residentes e técnicos científicos.

Atividades que se caracterizam como um Projeto de Extensão

As atividades extensionistas serão desenvolvidas na forma de Programa, Projeto, Curso, Evento (Congresso; Simpósio; Oficina; Palestra; Mesa redonda; Encontro; Workshop; Outros), Prestação de Serviço Liga Acadêmica, Núcleo Temático e outros, inseridos em áreas temáticas estabelecidas pela Câmara de Extensão da UNIVASF: Ciências da Terra, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Vida, Engenharias e Ciências Exatas. As linhas de extensão são: Cultura; Comunicação; Educação; Direitos Humanos e Justiça; Saúde; Meio Ambiente; Trabalho; Tecnologia e produção (PROEX-UNIVASF).

Fluxo

Projetos aprovados

Em construção.

Orientações para escrever projetos de pesquisa e extensão