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Ouvidoria

Ouvidoria

A Ouvidoria do HU-Univasf é um canal de comunicação direto entre o cidadão e a instituição, um espaço de participação social que permite a cooperação ativa dos cidadãos no controle da qualidade dos serviços públicos.

A unidade é membro da Rede Nacional de Ouvidorias dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF), na qual estão inseridos todos os Hospitais Universitários Federais sob gestão administrativa da Ebserh.

Sua atribuição fundamental é receber, analisar, classificar, registrar e encaminhar as manifestações dos usuários (reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios), identificando, a partir de cada manifestação, a relevância de um eventual problema de gestão, de modo a contribuir para a solução, por meio de sugestões e informações pertinentes.

Dessa forma, os objetivos da Ouvidoria do HU-Univasf compreendem incentivar o controle social para o exercício da cidadania, atuar como instrumento para aprimoramento da qualidade de serviços prestados e garantir ao cidadão o direito à informação.

Por fim, vale ressaltar que a Ouvidoria funciona como um agente promotor de mudanças, o que favorece uma gestão flexível e voltada para a satisfação das necessidades do cidadão, além de contribuir para a garantia de uma prestação de serviços públicos de qualidade e para a efetivação de direitos.

A nossa Ouvidoria faz parte da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR). Para saber mais, acesse mais informações sobre a legislação ou acesse o “Perguntas Frequentes” elaborado pela Ouvidoria Geral da União.

Quer fazer uma manifestação?

Para registrar uma manifestação relacionada ao HU-Univasf, basta clicar aqui. Primeiramente, escolha o tipo de manifestação que você quer fazer, podendo ser uma reclamação, uma solicitação, uma denúncia, uma sugestão, um elogio ou um pedido de simplificação de serviço público. Na área de escolha do destinatário, selecione “EBSERH – HU-UNIVASF – Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros” e, em seguida, o assunto para encaminhar sua manifestação. Após o registro, você poderá acompanhar sua manifestação através do protocolo gerado no sistema.

Depois de receber nossa resposta, fique à vontade para avaliar nosso atendimento. Sua opinião alimenta o Painel “Resolveu?”, desenvolvido pela Controladoria-Geral da União para dar transparência e fornecer dados que auxiliem gestores e cidadãos no exercício do controle por meio da participação social. Consulte dados gerais sobre órgãos e entidades da Administração Pública ou procure nossos resultados individualmente: basta clicar em “Esfera Federal” e digitar “EBSERH – HU-UNIVASF – Hospital de Ensino Dr. Washington Antônio de Barros” no campo “Nome do órgão/entidade”.

Quer registrar um pedido de acesso à informação?

Os pedidos de acesso à informação, regulamentados pela Lei de Acesso a Informação e pelo Decreto 7.724/2012, possuem tratamento distinto do ofertado para as demandas comumente recebidas pela Ouvidoria (reclamações, denúncias, elogios, etc).

A Ouvidoria do HU-Univasf é responsável pela gestão do Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão (e-SIC). Para saber mais, acesse o portal de Acesso à Informação ou, se preferir, clique aqui para registrar um pedido de acesso à informação.

O aprimoramento da Administração Pública depende de todos(as). Aproxime-se da legislação e vamos crescer juntos(as)!

Atualmente, a Ouvidoria do HU-Univasf disponibiliza os seguintes canais de recebimento das manifestações:

  • Presencial: Localizada no Térreo Administrativo, próximo à recepção de funcionários do HU-Univasf, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e, sexta-feira, das 8h às 16h; 
  • Formulário Eletrônico: Clique para acessar;
  • Caixas de coleta: Distribuídas nas clínicas, na Emergência, próximo ao elevador de serviço, no Ambulatório do HU e na Policlínica;
  • Correspondência (carta ou correspondência oficial): CEP: 56304-205 
  • Telefone: (87) 2101 6519 
  • E-mail: ouvidoria.univasf@ebserh.gov.br

As demandas recebidas por formulário eletrônico, e-mail, telefone, caixas de coleta, presencialmente ou por correspondências são cadastradas na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação (Fala.BR) por intermédio da Ouvidoria. Após o cadastramento, é gerado um número de protocolo que possibilita ao cidadão acompanhar o andamento da sua manifestação.

A Ouvidoria encaminhará a decisão administrativa final ao usuário imediatamente quando a dispuser, ou no prazo de (30) trinta dias, prorrogável de forma justificada, uma única vez, por igual período, conforme a Lei nº 13.460/2017 que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos da administração pública.