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As pesquisas no HU-Univasf são gerenciadas pelo Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT), que tem como responsabilidade estimular, apoiar e supervisionar o desenvolvimento de pesquisas cientifícas e inovação tecnológica, além de sistematizar fluxos de rotinas e procedimentos necessários à organização e ao acompanhamento das atividades de pesquisa no âmbito do hospital.

Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT)

Telefone: (87) 2101 6504

Email: pit.univasf@ebserh.gov.br

     A seguir, conheça os procedimentos, documentos e demais orientações para realização de pesquisas no âmbito do HU-Univasf:

Procedimentos necessários

Como realizar presquisas no HU-Univasf

 

Esse fluxo tem por objetivo orientar o processo de submissão, avaliação e aprovação de projetos pesquisa do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF) de forma a prover os melhores recursos para o desenvolvimento das pesquisas, permitindo o monitoramento de indicadores e a avaliação dos projetos realizados, como também proporcionar o feedback para comunidade, órgãos e instituições afins.

Para  a realização de pesquisas envolvendo o HU-UNIVASF, os projetos deverão seguir o seguinte fluxo:

 

1º ETAPA: Acessar o site do HU-UNIVASF, ir na página da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) e encontrar a aba ‘PESQUISA’. Na página de ‘PESQUISA’, o pesquisador deverá solicitar a carta de anuência, seguindo o fluxograma existente e disponível no site (http://www2.ebserh.gov.br/web/hu-univasf/pesquisa) .

No momento da solicitação da carta serão necessários os seguintes dados: Nome do pesquisador, Instituição de origem, CPF, E-mail, Número do celular e o projeto de pesquisa.

Após a solicitação, o pesquisador deverá mandar o termo de compromisso de devolução dos resultados da pesquisa para o e-mail ‘pit.univasf@ebserh.gov.br’.

 

 2º ETAPA: O Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT) recebe o projeto, realiza a primeira análise e encaminha para Unidade onde será realizada a pesquisa para ser dada a autorização.

Após a autorização, o projeto retorna ao SGPIT para ser emitido o parecer final e liberada a carta de anuência, em um prazo de até 10 dias úteis.

Observação: A aprovação sobre a viabilidade de realização da pesquisa é dada pelo Chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica.

 

3º ETAPA: O Chefe do Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica, comunica o pesquisador, enviando o parecer final do projeto de pesquisa para o e-mail cadastrado. Se a pesquisa não for autorizada, os motivos que levaram a esta decisão serão explicados.

 

4º ETAPA. Caso o projeto de pesquisa precise ser submetido à apreciação do comitê de ética em pesquisa (CEP), o mesmo deverá ser cadastrado na plataforma Brasil. Após aprovação pelo CEP, entregar, via o e-mail pit.univasf@ebserh.gov.br, a cópia do Parecer Consubstanciado com Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

 

5º ETAPA: O SGPIT arquiva documentação digital do projeto, comunica a(s) unidade(s) envolvidas sobre o início das atividades e recebe os pesquisadores para o início das atividades.

As pesquisas só terão início no HU-UNIVASF quando os documentos como, a carta de anuência, o termo de compromisso de devolução dos resultados e o parecer do CEP, quando necessário, estiverem todos arquivados digitalmente no setor SGPIT.

 

ETAPA 6: O SGPIT envia um modelo de relatório parcial e relatório final ao pesquisador e este emite o relatório do projeto de pesquisa e as produções advindas da pesquisa realizada.

Atentar para o(s) período(s) de entrega de relatório(s) parcial(ais), que ocorre(m) à cada 6 (seis) meses, de acordo com o período de realização e para a entrega do relatório final após o término efetivo do período de realização da pesquisa.

 

Observação:

Toda pesquisa realizada no HU-UNIVASF deve, obrigatoriamente, estar formalizada na Gerência de Ensino e Pesquisa, através do Setor de Pesquisa e Inovação Tecnológica. 

 

Atenção: Para as publicações como artigo original, notas científicas, estudos de casos, estudos de protocolos, imagens em saúde, relatos de experiências, assim como resumos que serão publicados em eventos científicos, é necessário que antes seja enviado ao SGPIT o projeto de pesquisa para que ele siga o fluxo descrito acima.

Solicitação de Carta de Anuência para realização de pesquisas no HU

 

O processo de solicitação e liberação das apreciações de anuência em projetos de pesquisa a serem realizados no HU-Univasf é realizado através de um sistema de submissão on-line dos projetos.

O pesquisador responsável deverá preencher o formulário presente no site da GEP e anexar o projeto. Considerando os trâmites necessários, o fluxo de tramitação do projeto no HU-Univasf será o seguinte:

 

                                      

 

 

Após o cumprimento do trâmite acima, a Carta de Anuência será obtida também online por meio do site de Gestão de Eventos da Univasf, em até 10 dias úteis, onde o pesquisador informará seu CPF e obterá o documento com codificação eletrônica que o garante originalidade.

Qualquer informação adicional pode ser solicitada através do e-mail: pit.huunivasf@gmail.com

Para acessar informações de prontuário

Após a elaboração do projeto de pesquisa, o pesquisador deve solicitar a carta de anuência à ao Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT) através do link http://www2.ebserh.gov.br/web/hu-univasf/pesquisa. Se liberada a anuência para realização da pesquisa, o projeto deve ser encaminhado ao Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisa.

Após a aprovação do Comitê de Ética, o pesquisador deve solicitar a autorização ao Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT), com 15 dias de antecedência do início das atividades, conforme o fluxo já existente no site do HU-UNIVASF/Pesquisa.

O Setor de Gestão de Pesquisa e Inovação Tecnológica (SGPIT) irá agendar uma data para realização da coleta de dados e fará o acompanhamento do aluno no Setor SAME.

Pesquisas no ano de 2020 em andamento no HU

Título da pesquisa: PERFIL CLÍNICO E EPIDEMIOLÓGICO DE PACIENTES COM FRATURA DE FÊMUR EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

Pesquisador responsável: Lílian Ramine Ramos de Souza Matos

Alunos: Daisy Karla Lima Candeias / Ícaro Luan Silva Martins / Keity Izabely Silva da Conceição

 

Título da pesquisa: AMBULATÓRIO DE FERIDAS COMO CAMPO DE CONHECIMENTOS E PRÁTICAS NA FORMAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Pesquisador responsável: Rachel Mola de Mattos

 

Título da pesquisa: PERFIL CLÍNICO E RADIOLÓGICO DAS SÍNDROMES RESPIRATÓRIAS AGUDAS GRAVES (SRAG)

Pesquisador responsável: Marcos Duarte Guimarães

Alunos: July Martins de Oliveira.

Título da pesquisa: SAÚDE MENTAL E IMPACTO NO COMPORTAMENTO ALIMENTAR E QUALIDADE DE VIDA DE TRABALHADORES DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DURANTE O SURTO DA COVID-19.

Estudo multicêntrico, Instituição de origem: Hospital das Clínicas Universidade Federal de Goiás - GO

Pesquisador responsável: Ana Paula Perillo Ferreira de Carvalho

Pesquisador responsável no HU-Univasf: Izabelle Silva de Araújo

 

 

 

 

Projetos aprovados

Confira a lista com os projetos do HU-Univasf aprovados em 2020.

Confira a lista com os projetos do HU-Univasf aprovados em 2019.

Confira a lista com os projetos do HU-Univasf aprovados em 2018.

Confira a lista com os projetos do HU-Univasf aprovados em 2017.

Confira a lista com os projetos do HU-Univasf aprovados em 2016.

 

Orientações para escrever projetos de pesquisa e extensão

Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas

O Comitê de Ética e Deontologia em Estudos e Pesquisas (CEDEP-UNIVASF) é um órgão colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, que visa defender e proteger o bem estar dos indivíduos que participam de pesquisas científicas.

Para consultar os requisitos de encaminhamento de projetos para o referido comitê, clique aqui.

Publicações

Confira aqui detalhes das publicações de 2020.

Confira aqui detalhes das publicações de 2019.

Confira aqui detalhes das publicações de 2018.

Confira aqui detalhes das publicações de 2017.

Foram publicados 30 artigos científicos, entre os anos de 2017 a 2020, oriundos de projetos realizados no HU-Univasf. Observa-se no gráfico abaixo, o número de artigos por especialidades, sendo que alguns pontuaram para duas especialidades, dependendo a área dos autores