Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco

HU-Univasf

Programas e Ações Programas e Ações

Programas e Ações Programas e Ações

Programas e Ações

Confira todos os programas aqui.

Residências Multiprofissionais

Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinado às profissões da saúde, excetuada a médica, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 sessenta) horas semanais, duração mínima de 02 (dois) anos e em regime de dedicação exclusiva, conforme legislação vigente da CNRMS.

As Residências Multiprofissionais em Saúde ou em Área Profissional da Saúde serão orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde/SUS e desenvolvidas com a participação de representantes das Redes de Atenção à Saúde/RAS locais e da Univasf. Os cursos serão vivenciados em áreas justificadas pela realidade local, considerando o modelo de gestão, a realidade epidemiológica, a composição das equipes de trabalho, a capacidade técnico-assistencial, as necessidades locais e regionais e o compromisso com os eixos norteadores conforme a Portaria Interministerial nº 45 de 12/01/2007 e Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009.

 

Residências Médicas

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista.

A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. A Coordenação de Residência Médica da UNIVASF é composta por vários cursos, tais sejam: Anestesiologia, Angiorradiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ecocardiografia, Medicina de Família e Comunidade e Neurocirurgia. Cada um dos cursos possuem suas peculiaridades, abordagens e atuações específicas.

Ação Viver com Saúde

Organizada pelas unidades de Nutrição Clínica e de Reabilitação, a ação fornece diversos serviços à comunidade, a exemplo de medição de índice glicêmico, medição do índice de massa corporal (IMC), aferição de pressão arterial, além de orientações sobre hábitos alimentares e prática de atividade física. O evento acontece anualmente em ambientes públicos ou de grande circulação, na cidade de Petrolina-PE, sempre no final de agosto ou no início de setembro, em comemoração aos dias do Nutricionista (31/08) e do Profissional de Educação Física (01/09).

 

Ebserh Solidária

Trata-se de um mutirão de atendimento de saúde fora do ambiente hospitalar, que visa levar ações de prevenção e promoção da saúde para locais onde as dificuldades de acesso à assistência à saúde são maiores por diversos motivos. A expectativa é de atender a populações em situação de vulnerabilidade social, a pacientes em espera na fila de regulação, moradores de comunidades com grande distância de centro urbanos, além de creches, casa de idosos, escolas e comunidades diversas. Desta forma, o paciente não vai ao hospital, mas o hospital vai ao encontro do paciente.

Os profissionais do HU-Univasf realizam os atendimentos com o apoio de residentes, estudantes e voluntários.

Em 2017, a ação foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina-PE, na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) do bairro Antônio Cassimiro, quando foram ofertadas consultas de oftalmologia, odontologia e clínica médica; aferição da pressão arterial; testes de glicemia; sífilis e avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC). Também foram oferecidas práticas de alongamento, ioga, shantala, além de atividades multiprofissionais de cunho educacional sobre: alimentação saudável, prevenção à violência contra a mulher, direitos e benefícios sociais e previdenciários, entre outros.

Já em 2018, o HU-Univasf enviou um profissional voluntário para participar da Ebserh Solidária em Roraima, visando minimizar os impactos gerados nos serviços públicos do estado com a imigração de venezuelanos para o país.

Durante a mais recente edição da iniciativa, no dia 20 de dezembro de 2018, o HU levou atendimentos e doações para lares de idosos em Petrolina-PE.