Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco

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Residências: Uniprofissional, Multiprofissional e Médica Residências: Uniprofissional, Multiprofissional e Médica

Residências

Residências: Uniprofissional, Multiprofissional e Médicas

 

Residências: Uniprofissional e Multiprofissional

Programas de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde constituem modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, destinado às profissões da saúde, excetuada a médica, sob a forma de curso de especialização, caracterizado por ensino em serviço, com carga horária de 60 sessenta) horas semanais, duração mínima de 02 (dois) anos e em regime de dedicação exclusiva, conforme legislação vigente da CNRMS.

As Residências Multiprofissionais em Saúde ou em Área Profissional da Saúde serão orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde/SUS e desenvolvidas com a participação de representantes das Redes de Atenção à Saúde/RAS locais e da Univasf. Os cursos serão vivenciados em áreas justificadas pela realidade local, considerando o modelo de gestão, a realidade epidemiológica, a composição das equipes de trabalho, a capacidade técnico-assistencial, as necessidades locais e regionais e o compromisso com os eixos norteadores conforme a Portaria Interministerial nº 45 de 12/01/2007 e Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009.

 

Residências Médicas

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.

O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista.

A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. A Coordenação de Residência Médica da UNIVASF é composta por vários cursos, tais sejam: Anestesiologia, Angiorradiologia, Cardiologia, Cardiologia Pediátrica, Hemodinâmica e Cardilogia Intervencionista, Área Cirúrgica Básica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Ecocardiografia, Medicina de Família e Comunidade, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Cada um dos cursos possuem suas peculiaridades, abordagens e atuações específicas.

Fluxos de Solicitação de Estágios de Pós- Graduação/Residência no HU-UNIVASF

Os residentes de instituições conveniadas que desejarem realizar estágio no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF) deverão seguir as normas e fluxos preconizados pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da Instituição.

Toda a documentação deverá ser enviada para o e-mail gepensino.univasf@ebserh.gov.br.

 

1º Passo: Solicitação de estágio para a Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UNIVASF:

O Residente deverá preencher um questionário, via Google forms (https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3U3TZPCvlU238Qc0pchF5XJZ0pezB5lBhqVuXgfQqpFUMzk3S1dZNUk5UDVON0pFR0owQ1NTWk1ESy4u), solicitando o estágio no HU-UNIVASF.

Deverá identificar os dados pessoais (Nome completo, e-mail, telefone, Instituição a qual o residente está vinculado), setor que deseja atuar, formação, especialidade e período de atividades.

A solicitação deverá ser realizada com uma antecedência, mínima, de 60 dias da data programada para início da realização das atividades assistenciais.

 

2º Passo: Apreciação da solicitação pela GEP

A GEP encaminhará a solicitação de estágio para a chefia imediata do setor de atuação de interesse do residente, para apreciação e anuência do quantitativo de vagas e período de rodízio a ser disponibilizado.

Caso o estágio seja aprovado, a GEP encaminhará um Ofício, por e-mail, para a Instituição proponente comunicando a autorização para início das atividades assistenciais do aluno no HU-UNIVASF.

O prazo preconizado para a GEP responder à solicitação será de, no mínimo, 15 dias.

 

3º Passo: Envio dos documentos do residente para a GEP

A instituição responsável pelo residente (Comissão de Residência Multiprofissioal – COREMU- e Comissão de Residência Médica – COREME) deverá enviar à GEP os seguintes documentos, em formato PDF (resolução mínima 300dpi):

  • Documento com foto;
  • Termo de Compromisso de Estágio (TCE);
  • Apólice de Seguro;
  • Plano de Atividades;
  • Carteira de Vacinação atualizada com as dosagens de Hepatite B e DT

O envio desses documentos deverá ocorrer via e-mail para gepensino.univasf@ebserh.gov.br , com antecedência de, no mínimo, 15 dias úteis do prazo programado para o início das atividades.

 

4º Passo: Assinatura dos termos e arquivamento dos documentos da Instituição Proponente

A GEP receberá os documentos enviados pela Instituição proponente para conferência. Após constatada conformidade da documentação, o Gerente de Ensino e Pesquisa assinará o TCE e encaminhará, via e-mail, para a Instituição Proponente.

Em caso de não conformidade nas documentações, a GEP encaminhará a lista das não conformidades para a Instituição Proponente proceder com as correções necessárias.

 

5º Passo: Cadastro do aluno para acesso ao Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários (AGHU) e confecção de crachá

Com uma antecedência de até 7 dias úteis à data de início do estágio, a GEP encaminhará um link, via e-mail, para o aluno realizar o cadastro no AGHU e emissão de crachá (para os que não possuem da sua Instituição de origem).

Modelo de Documentos:

 

FLUXOGRAMA:

 

Os residentes de instituições não conveniadas que desejarem realizar estágio no Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-UNIVASF) deverão seguir as normas e fluxos preconizados pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da Instituição.

Toda a documentação deverá ser enviada para o e-mail gepensino.univasf@ebserh.gov.br

 

1º Passo: Solicitação de estágio para a Gerência de Ensino e Pesquisa do HU-UNIVASF:

O Residente deverá preencher um questionário, via Google forms (https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=3U3TZPCvlU238Qc0pchF5XJZ0pezB5lBhqVuXgfQqpFUMzk3S1dZNUk5UDVON0pFR0owQ1NTWk1ESy4u), solicitando o estágio no HU-UNIVASF.

Deverá identificar os dados pessoais (Nome completo, e-mail, telefone, Instituição a qual o residente está vinculado), setor que deseja atuar, formação, especialidade e período de atividades.

A solicitação deverá ser realizada com uma antecedência, mínima, de 90 dias da data programada para início da realização das atividades assistenciais.

 

2º Passo: Apreciação da solicitação pela GEP

A GEP encaminhará a solicitação de estágio para a chefia imediata do setor de atuação de interesse do residente, para apreciação e anuência do quantitativo de vagas e período de rodízio a ser disponibilizado.

Caso o estágio seja aprovado, a GEP encaminhará um Ofício, por e-mail, para a Instituição proponente comunicando a autorização para início das atividades assistenciais do aluno no HU-UNIVASF.

O prazo preconizado para a GEP responder à solicitação será de, no mínimo, 15 dias.

 

3º Passo: Envio dos documentos do residente para a GEP

A instituição responsável pelo residente (Comissão de Residência Multiprofissional – COREMU- e Comissão de Residência Médica – COREME) deverá enviar à GEP os seguintes documentos, em formato PDF (resolução mínima 300dpi):

  • Documento com foto;
  • Termo de Compromisso de Estágio (TCE);
  • Apólice de Seguro;
  • Plano de Atividades;
  • Carteira de Vacinação atualizada com as dosagens de Hepatite B e DT

O envio desses documentos deverá ocorrer via e-mail para gepensino.univasf@ebserh.gov.br, com antecedência de, no mínimo, 15 dias úteis do prazo programado para o início das atividades.

 

4º Passo: Assinatura dos termos e arquivamento dos documentos da Instituição Proponente

A GEP receberá os documentos enviados pela Instituição proponente para conferência. Após constatada conformidade da documentação, o Gerente de Ensino e Pesquisa assinará o TCE e encaminhará, via e-mail, para a Instituição Proponente.

Em caso de não conformidade nas documentações, a GEP encaminhará a lista das não conformidades para a Instituição Proponente proceder com as correções necessárias.

 

5º Passo: Cadastro do aluno para acesso ao Aplicativo de Gestão de Hospitais Universitários (AGHU) e confecção de crachá

Com uma antecedência de até 7 dias úteis à data de início do estágio, a GEP encaminhará um link, via e-mail, para o aluno realizar o cadastro no AGHU e emissão de crachá (para os que não possuem da sua Instituição de origem).

 

Modelo de Documentos:

 

FLUXOGRAMA:

 

Manual dos residentes.

Esse manual foi desenvolvido pela Gerência de Ensino e Pesquisa com o apoio do Comitê de Ensino do HU-Univasf, tendo por objetivo orientar as atividades realizadas no âmbito hospitalar.

Acesse aqui: Manual dos Residentes