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APRESENTAÇÃO

A Ouvidoria do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), implantada desde outubro de 2016, tem como objetivo viabilizar a comunicação do cidadão com a administração do HUAC, buscando o aprimoramento contínuo da gestão, atenção à saúde, ensino e pesquisa.

Sua atribuição fundamental é receber, analisar, classificar, registrar e encaminhar as manifestações dos usuários, tais como reclamações, denúncias, sugestões, solicitações e elogios.

Os objetivos da Ouvidoria do HUAC são:

I - Incentivar o controle social para o exercício da cidadania;

II – Atuar como instrumento para aprimoramento da qualidade de serviços prestados no hospital;

III – Garantir aos cidadãos o direito à informação.

Desta forma, a Ouvidoria funciona como um agente promotor de mudanças, favorecendo a uma gestão flexível e voltada para satisfação das necessidades do cidadão, contribuindo com a garantia da efetivação dos seus direitos e uma prestação de serviços públicos de qualidade.

 

 A resposta ao cidadão ocorre:

• Imediatamente quando a informação estiver disponível;

• No prazo de 30 (trinta dias) contados a partir do registro da manifestação, prorrogável de forma justificada uma única vez, por igual período, conforme o artigo 16 da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017.

 

Regimentalmente, a Ouvidoria deve: 

• Receber as manifestações apresentadas pelos requerentes, dando-lhes o devido encaminhamento, mesmo aquelas sem identificação, caso as razões do anonimato sejam consideradas justificáveis, a critério do titular da Ouvidoria do hospital;

• Buscar dados complementares relacionados com a manifestação recebida, quando necessário;

• Rejeitar e determinar o arquivamento de manifestações improcedentes, mediante justificativa fundamentada, com notificação ao requerente;

• Atender o manifestante com cortesia e respeito, sem discriminação ou pré-julgamento, dando-lhe resposta de forma clara e objetiva no menor prazo possível;

• Agir com integridade, transparência, imparcialidade e justiça, resguardando o sigilo das Informações. 

 

Quem pode utilizar os serviços da Ouvidoria?

Cidadãos em geral, usuários, professores, alunos, pesquisadores, prestadores de serviços, fornecedores, servidores e empregados.

 

Como entrar em contato com a Ouvidoria?

O registro das manifestações, com garantia de sigilo das informações, é realizado de várias formas:

• Presencial, na sala da Ouvidoria;

• Por Email: ouvidoria.huac@ebserh.gov.br

•  Correspondência ou Carta endereçada ao Hospital Universitário Alcides Carneiro, Rua Carlos Chagas, S/N, Bairro São José. CEP: 58400-398 – Campina Grande, Paraíba.

 • Por Telefone: (83) 2101-5595.

 

O que a Ouvidoria não Faz?

A Ouvidoria não atua como auditoria, corregedoria ou comitê de ética.

 

Ouvidoria e SIC atuam da mesma forma?

Não. O Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), criado pela Lei nº 12.527/2011, existe para que o usuário tenha acesso amplo à informação. A regra agora é o acesso, o sigilo é exceção. Na Ouvidoria, o cidadão encontrará respostas sobre questões que estão impactando na qualidade do atendimento que está recebendo.

 

Horário de atendimento:

De segunda a sexta-feira

7h30 – 12h | 13h – 17h

 

Ouvidor e Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação:

Roberto de Carvalho Gomes

Assistente de Ouvidoria: 

Emanuella Kelly dos Santos

 

Conte conosco!  

Ouvidoria do Hospital Universitário Alcides Carneiro

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares