Notícias Notícias

Voltar

Divisão de Gestão de Pessoas orienta colaboradores sobre etapas da GDC 2018/2019

GESTÃO DO DESEMPENHO

Divisão de Gestão de Pessoas orienta colaboradores sobre etapas da GDC 2018/2019

Apresentação começou pela equipe de gestores e segue até esta sexta-feira (8) com os demais funcionários

Todo funcionário sabe que o ambiente de trabalho exige profissionalismo, competência e responsabilidades. Esta semana, os colaboradores do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, estão se aprofundando no tema com as apresentações sobre o processo de Gestão do Desempenho por Competências (GDC) 2018/2019. O trabalho está sendo conduzido pela Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP).

As sessões de orientação sobre a GDC começaram na terça-feira (5), em Campina Grande, com uma explanação exclusiva para os gestores, e seguem até o fim da semana com apresentações para os demais funcionários. Cada colaborador deve se programar para participar de apenas uma sessão.

Os encontros ocorrem no auditório do HUAC. Na quarta-feira (6), haverá sessões às 14h30 e 19h30; na quinta (7), às 8h30, 14h30 e 19h30. Já na sexta-feira (8), ocorrerá apenas uma apresentação, às 8h30.

“Esses encontros têm como objetivo apresentar o processo de Gestão de Desempenho por Competências, que é a estratégia de gestão que a Ebserh utiliza tanto para avaliar o desempenho dos profissionais no exercício de suas atividades ao longo do ano quanto para identificar e aprimorar, por meio de capacitações, algumas competências consideradas necessárias para o desenvolvimento das atividades de cada colaborador da Ebserh”, explicou a psicóloga Marina Furtado, do Serviço de Capacitação e Avaliação de Desempenho/ DivGP.

A ideia é que, a partir dessas apresentações que estão sendo realizado no HUAC, cada funcionário conheça bem qual o seu papel e o dos gestores nesse processo de avaliação (saiba mais acessando o tutorial disponível  na Escola Ebserh de Comunicação Corporativa),  que  é feito anualmente. A formalização da GDC 2018 ocorre paralelamente à etapa de planejamento 2019. Ambas devem ser finalizadas até 28 de fevereiro deste ano,  no Portal do Empregado.

 

AVALIAÇÃO ANUAL

É por meio da GDC que o funcionário Ebserh terá a pontuação da sua avaliação anual de desempenho, requisito básico para a participação nos processos de movimentação e de progressão da empresa. “Com a GDC, temos uma nota, que vai servir como pré-requisito, por exemplo, para alguém que tenha pretensão de permuta, movimentação na empresa, e também serve como parâmetro para as nossas progressões”, complementou a psicóloga.  

Para quem sempre é um pouco refratário com avaliações, Marina Furtado esclarece que os colaboradores precisam entender que o processo se dá de forma conjunta. Mesmo sendo de responsabilidade dos gestores, a avaliação é participativa.

“Todo o processo de construção de metas e planos de trabalho do trabalhador deverá ser realizado em conjunto com os chefes imediatos. Ou seja, mesmo sendo um processo de avaliação feito pelas chefias, o colaborador precisa entender como funciona e qual o seu papel nesse processo. A partir dos parâmetros definidos, ele vai saber exatamente o que se espera dele, como será avaliado e também ter condições de identificar o que precisa ser melhorado ao longo do ano”, afirmou.       

 

SAIBA MAIS 

A Gestão do Desempenho por Competências (GDC) é um procedimento avaliativo em que os colaboradores são estimulados a desenvolver competências de crescimento profissional individual e em equipe. O processo é dividido em três etapas: Planejamento, Monitoramento e Formalização (em que se dá a avaliação final).

A nota obtida pelo colaborador nesse procedimento é importante para os processos de progressão na carreira e serve para as análises de pessoal nos mais diversos fluxos de trabalho dentre os hospitais universitários geridos pela Ebserh e a sua própria sede.

Importante: após 28 de fevereiro, não será possível realizar as avaliações dos planos de trabalho bem como as avaliações das competências/desenvolver competências dos colaboradores. Caso isso ocorra, o colaborador ficará sem o Resultado das Metas (RMC) e não terá prioridades de capacitação identificadas.

Sobre a Ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.