Notícias Notícias

Voltar

Projeto oferece apoio psicológico para os profissionais de saúde do HUAC

APOIO

Projeto oferece apoio psicológico para os profissionais de saúde do HUAC

Os atendimentos foram iniciados no início deste mês

 

O setor de Psicologia e a Psiquiatria do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG/Ebserh) elaboraram um Plano de Cuidados em Saúde Mental com o objetivo de disponibilizar ações voltadas para os profissionais assistenciais da instituição.

Devido ao panorama atual, evidencia-se o aumento de demandas relativas aos danos emocionais decorrentes desta pandemia. Sendo assim, o Plano elaborado visa ofertar suporte para que os colaboradores do hospital possam lidar de maneira mais efetiva com suas emoções disfuncionais durante esse período.

O apoio psicológico oferecido se dará através de três modalidades: plantão psicológico, grupo de apoio e atendimento compartilhado (Psicologia/Psiquiatria).

O primeiro tipo de atendimento, plantão psicológico, tem como objetivo acolher, compreender e facilitar o processo de procura por ajuda psicológica em momentos de crise.

O grupo de apoio é direcionado para aqueles que sentem sintomas como preocupação, angústia, ansiedade, medo, entre outros. É importante salientar que o grupo de apoio ocorre observando todas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde.

Já o atendimento psicológico e/ou psiquiátrico acontecerá após acolhidas as demandas iniciais dos pacientes, através de encontros subsequentes dependendo da persistência dos sintomas.

Os profissionais podem entrar em contato com a equipe de psicologia através do e-mail psicologia.huac@ebserh.gov.br ou pelo telefone (83) 2101-5546.

 

Sobre a Ebserh     

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Camila Monteiro – Jornalista HUAC-UFCG | Ebserh