Notícias Notícias

Voltar

HUAC inaugura espaço para a saúde da mulher

INAUGURAÇÃO

HUAC inaugura espaço para a saúde da mulher

Unidade da Mulher foi inaugurada nesta quinta-feira (08)

Na manhã da quinta-feira (08), o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC –UFCG/Ebserh) inaugurou a Unidade de Atenção à Saúde da Mulher, espaço voltado para atendimentos com ginecologistas e mastologistas, além de acompanhamento psicológico para as pacientes vítimas de violência.

Na ocasião, esteve presente o Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Vicemário Simões.

O superintendente do Hospital Universitário, Homero Rodrigues, falou da felicidade em iniciar as atividades dessa nova instalação.

“É com muita satisfação que inauguramos esse espaço com essa destinação: ser o melhor cuidado que o HU possa dar à mulher campinense’, afirmou.

Estiveram presentes também na solenidade, as gerentes do Hospital Universitário, além de familiares da enfermeira Maria do Carmo Feitosa Navarro, homenageada ao dar seu nome à Unidade.

Thamyres Navarro, neta de Maria do Carmo e médica residente em Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário Alcides Carneiro, agradeceu em nome da família a homenagem prestada.

 

HOMENAGEADA

Maria do Carmo Feitosa Navarro nasceu em Penedo – AL, em 1934. Obteve sua graduação na Escola de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, em Recife – PE. Tão logo se formou, começou a exercer sua profissão em Areia – PB e depois em Campina Grande, no antigo Hospital do Ipase, atual Hospital Universitário Alcides Carneiro, onde trabalhou até sua aposentadoria na ala dedicada especificamente à Ginecologia e Obstetrícia. Além disso, Maria do Carmo foi diretora da antiga Escola Regional de Auxiliar de Enfermagem, que se situava onde hoje é a Unidade da Mulher do HUAC.

 

Sobre a ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Camila Monteiro – Jornalista HUAC-UFCG

 

 

Imagens: