Notícias Notícias

Voltar

HUAC promove campanha para atualização do cartão de vacina dos seus colaboradores

IMUNIZAÇÃO

HUAC promove campanha para atualização do cartão de vacina dos seus colaboradores

A ação visou à atualização das vacinas Tríplice Viral, Dupla Adulto e de Hepatite B

Começou, na segunda-feira (2), a campanha de atualização do cartão de vacina dos colaboradores do Hospital Universitário Alcides Carneiro, da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh. A ação foi uma iniciativa do setor de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Sost), em parceria com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), e se estendeu até quinta-feira (5).

A campanha visou à atualização das seguintes vacinas, que foram cedidas pela Prefeitura de Campina Grande: Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola); Dupla adulto (difteria e tétano); e Hepatite B.

Segundo os coordenadores da ação, a vacinação foi direcionada aos funcionários lotados no HUAC, incluindo empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), trabalhadores regidos pelo Regime Jurídico Único (RJU) e terceirizados. A imunização ocorreu na sala do Sost.

Durante esses 4 dias de campanha, foram aplicadas 355 doses de vacina, em 206 pessoas. Lembrando que uma pessoa pôde tomar mais de uma vacina, caso fosse necessário.

PREVENÇÃO

 “O Sost, pensando no seu papel junto ao trabalhador, de prevenção de doenças, procura intensificar esses momentos para proporcionar a imunização dos colaboradores do hospital. Este ano, é a segunda vez que realizamos a campanha para atualização dos cartões de vacina. Fizemos em fevereiro e, agora, no mês de setembro”, afirmou Jéssica Diniz, enfermeira do trabalho.

Jéssica destacou que a vacina é a forma mais efetiva de prevenção de algumas doenças, e que, com os elevados números de casos de sarampo no país, a importância da imunização aumenta. Ressaltou também a necessidade dos colaboradores do HUAC, pela natureza de suas ocupações, manterem suas carteiras de vacinação sempre atualizadas, lembrando que os profissionais de saúde, independentemente da idade, precisam ter duas doses válidas da vacina contra o sarampo (exceto gestantes).

Sobre a ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Camila Monteiro – Jornalista HUAC-UFCG