Notícias Notícias

Voltar

HUAC vai implantar sistema de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos

VIGIHOSP

HUAC vai implantar sistema de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos

O Vigihosp tem como objetivo centralizar as notificações sobre incidentes ocorridos no hospital

Amanhã (17) é celebrado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. Durante este mês, o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vai iniciar a implantação do sistema de Vigilância em Saúde e Gestão de Riscos Assistenciais Hospitalares (Vigihosp).

Esse software é utilizado nas instituições hospitalares vinculadas à Ebserh, com o objetivo de centralizar as notificações sobre incidentes ou queixa sobre fatos ocorridos nas dependências internas e externas dos hospitais universitários, facilitando, assim, o acompanhamento desses eventos e a adoção das devidas providências.

A chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, Andreia Barros, comentou sobre os benefícios do sistema. “A implantação do Vigihosp no HUAC era nosso anseio há muito tempo. Com esse sistema conseguiremos melhorar a acessibilidade dos nossos colaboradores na realização das notificações de desvio de qualidade e queixas técnicas dos produtos e insumos que utilizamos, além de outras situações que possam vir a trazer risco tanto ao usuário quanto ao próprio profissional, e, com isso, planejar estratégias que possam mitigar esses riscos associados à assistência e à saúde melhorando a qualidade dos cuidados prestados em nossa instituição”.

No HUAC, o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente fará o acompanhamento dos dados fornecidos pelo sistema.

Acesse aqui o Manual do Usuário do Vigihosp.

 

Sobre a Ebserh     

Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Camila Monteiro

Jornalista HUAC-UFCG | Ebserh