Notícias Notícias

Voltar

Marcação para campanha do Outubro Rosa do HUAC começa segunda-feira (19)

OUTUBRO ROSA

Marcação para campanha do Outubro Rosa do HUAC começa segunda-feira (19)

Os agendamentos serão realizados por telefone

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e vinculado à Rede Ebserh, vai ofertar 240 vagas para consultas com ginecologistas e mastologistas no mutirão do Outubro Rosa. As marcações acontecerão nos dias 19, 20 e 21 de outubro, das 8h às 11h e das 13h às 17h, exclusivamente através do telefone 2101-5640.
 
Para realizar o agendamento é necessário que no ato da ligação, as mulheres estejam com o cartão do SUS em mãos. Após a marcação, as pacientes já sairão com o dia e horário da consulta. Neste ano, como forma de evitar aglomerações, todas as consultas serão realizadas com horário marcado. 
 
O público-alvo da campanha são mulheres com mais 50 anos e que nunca realizaram o exame de mamografia. É importante frisar que apenas pacientes do município de Campina Grande poderão participar da ação.
 
O mutirão de consultas, diferentemente dos anos anteriores, acontecerá em quatro dias: 26, 27, 29 e 30 de outubro. Todas as mulheres que forem consultadas no mutirão já sairão com suas mamografias asseguradas e agendadas, bem como suas consultas de retorno. 
 
UNIDADE DA MULHER
No dia 08 de outubro, o HUAC inaugurou a Unidade da Mulher, espaço voltado à saúde da mulher, com atendimentos nas especialidades de ginecologia e mastologia. Assim, o mutirão de consultas do Outubro Rosa já acontecerá na nova Unidade, que se localiza na Rua Carlos Chagas, próximo à Clínica de Trauma e Ortopedia.
 
PREVENÇÃO
As mudanças ocorridas neste ano, como marcação apenas por telefone, distribuição das consultas em quatro dias e com horário marcado são medidas adotadas pelo Hospital Universitário como forma de se evitar aglomeração devido à situação da pandemia do coronavírus.
 
Sobre a ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
 
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
 
 
 
Camila Monteiro – Jornalista HUAC-UFCG