Notícias Notícias

Voltar

Dezembro Laranja: Hospital Universitário de CG adere à Campanha do Câncer de Pele

DEZEMBRO LARANJA

Dezembro Laranja: Hospital Universitário de CG adere à Campanha do Câncer de Pele

Em todo o Brasil haverá atendimento dermatológico gratuito no dia 7 de dezembro

 

O câncer de pele é o tipo da doença com maior incidência tanto em homens quanto mulheres. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no biênio 2018-2019, serão cerca de 85.170 novos casos de câncer de pele não melanoma entre homens e 80.410 entre mulheres. Apesar da alta ocorrência, é o câncer de menor mortalidade se tratado de maneira adequada.

Assim, como forma de alertar a população para a prevenção e a descoberta precoce do câncer de pele, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está realizando a campanha Dezembro Laranja. Em todo o Brasil, o dia 7 de dezembro será marcado por atendimentos com o objetivo de identificação da doença, direcionamento quanto ao tratamento correto e conscientização sobre as medidas protetivas.

Para integrar a agenda nacional do dia 7 de dezembro, a SBD irá realizar, em Campina Grande, ação em parceria com o Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), vinculado à Rede Ebserh, com o intuito de atender a 400 pacientes. Durante toda a manhã, das 8h às 12h, serão realizadas consultas com dermatologistas voltadas a pacientes que apresentem risco de câncer de pele.  Além dos atendimentos, acontecerão cirurgias para retirada dos tumores de pele, realizadas pela equipe de cirurgia geral do hospital, com especialistas em cirurgia plástica e em cirurgia de cabeça e pescoço. É importante frisar que apenar os pacientes residentes em Campina Grande poderão realizar o procedimento cirúrgico no dia da ação.

 

Câncer de Pele

O câncer de pele é comumente divido em não melanoma e melanoma. O tipo não melanoma, com aproximadamente 95% do total, é o mais frequente e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Incide principalmente na região da cabeça e pescoço. “Tal dado nos mostra a importância da atuação multidisciplinar nessa campanha”, explicou o Chefe da Unidade de Cirurgia Geral do HUAC, Uirá Coury.

 

Quais são as pessoas com risco de apresentarem câncer de pele?

 

- Pessoas que se submetem a exposição prolongada e repetida ao sol

- Indivíduos albinos ou com pele e olhos claros, cabelos loiros ou ruivos

- Aqueles que possuem histórico familiar ou pessoal de câncer de pele

 

Como prevenir?

 

- Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h

- Procurar lugares com sombra

- Usar proteção adequada, como roupas, bonés, óculos escuros, sombrinhas

- Aplicar protetor solar antes de se expor ao sol

- Usar filtro solar próprio para os lábios

 

Quais os principais sintomas?

 

- Mancha na pele que coça, arde, descama ou sangra

- Ferida que não cicatriza em até quatro semanas

- Sinal que muda de cor, textura, tamanho

 

 

Sobre a ebserh - Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

Camila Monteiro – Jornalista HUAC-UFCG|Ebserh