Notícias Notícias

Voltar

Membros da CIPA tomam posse no Huap

PREVENÇÃO

Membros da CIPA tomam posse no Huap

Empossada a Primeira Gestão da CIPA no hospital universitário para o biênio 2018-2019

Reuniram-se, na sala do 4° andar do prédio anexo ao hospital, os integrantes eleitos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Superintendência do hospital e a Divisão de Gestão de Pessoas (DivGP), em uma solenidade posse para a gestão 2018-2019 da 1ª Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap). A cerimônia teve início, na manhã do dia 20 de dezembro, com a leitura do termo de posse pela Chefe da DivGP, Joana D'Arc, que durante a abertura desejou as boas-vindas e sucesso à primeira gestão. A sessão foi presidida pelo Superintendente do Huap, Prof. Tarcisio Rivello, que deu posse aos 14 representantes (oito membros titulares e seis suplentes) da CIPA indicados pelo empregador e pelos membros eleitos dentro da unidade.

Em seu discurso, o Superintendente destacou o pioneirismo da comissão e a expectativa de um bom trabalho conjunto. “Vocês (empregados públicos) terão uma grande responsabilidade. Essa comissão representa a consolidação do trabalho de vocês aqui dentro (Huap). A Ebserh veio para trazer essa ordenação nos hospitais universitários... Saibam que o sucesso e o engajamento do grupo dependem do trabalho duro de cada um. Não se escondam nos problemas, e sim apresentem soluções possíveis. Da minha parte, saibam que podem contar com a superintendência que estará pronta para atendê-los de forma célere na resolução dos problemas”. Rivello aproveitou a ocasião para desejar aos presentes um Feliz Natal e um ano novo de mais esperanças.

Na oportunidade, o Presidente empossado da CIPA, Luiz Flávio Rangel, Técnico em Segurança do Trabalho (Huap/Ebserh) falou sobre os objetivos com a oficialização da nova comissão interna. “Nossa missão será auxiliar a governança do Huap, juntamente com o SOST, para a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, contando ainda com a participação de outros empregados e servidores que assim desejarem atuar de forma colaborativa no fortalecimento da nossa primeira gestão”.

A título de curiosidade, a CIPA nasceu há 74 anos no Brasil. A comissão foi criada durante o governo de Getúlio Vargas, a partir do artigo 82 do Decreto-Lei nº 7.036, de 10/11/1944 (Lei de Acidentes do Trabalho). Diante disso, os empregadores, cujo número de empregados fosse superior a 100, deverão instituir suas comissões internas, com seus representantes, a fim de estimular o interesse pelas questões de prevenção de acidentes, apresentar sugestões quanto à orientação e à fiscalização das medidas de proteção ao trabalho com o intuito de educar o empregado na prática da prevenção. Tal comissão originou ainda a implantação da Segurança do Trabalho em nosso país.

Unidade de Comunicação Social (UCS)

Imagens: