Notícia Notícia

Voltar

HUB discute formas de prevenção de HIV e ISTs

Roda de conversa

HUB discute formas de prevenção de HIV e ISTs

Encontro reuniu profissionais de diversas áreas, estudantes, pacientes e comunidade

Profissionais do Hospital Universitário de Brasília (Hub-UnB) vestiram adereços de carnaval e abriram um espaço para funcionários, estudantes, pacientes e a comunidade tirar dúvidas sobre sexualidade. Com o tema “Quantas formas de prevenir o HIV e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) você conhece?”, o objetivo da roda de conversa, realizada no dia 18 de fevereiro, era mostrar aos participantes as várias formas de prevenção existentes. 

O evento foi organizado pelo serviço de infectologia do hospital, que decidiu aproveitar o mês do carnaval para bordar o tema. “Achamos oportuno fazer perto do carnaval, mas as ações de prevenção têm que ocorrer sempre. Queremos abastecer as pessoas de informação para que cada uma decida qual a melhor forma de prevenção, que nem sempre é a mesma para todos”, explicou a infectologista Valéria Paes.

A conversa foi conduzida por infectologistas, psicólogas e enfermeiras do hospital. Entre as formas de prevenção existentes, o grupo discutiu sobre o preservativo, a profilaxia pré-exposição (PrEP) e a profilaxia pós-exposição (PEP). “É um assunto que ainda é um tabu e é importante ter um espaço para debater e refletir sobre isso, ainda mais no mês do carnaval”, afirmou a estudante de medicina Maria Paula Barbosa.

Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas, houve distribuição de preservativos e os participantes tiveram a oportunidade de falar abertamente sobre o assunto. “Vim para me informar, esse espaço é importante para isso. Por mais que a gente leia, ainda ficam algumas dúvidas”, disse o professor Marcos Vinícius Mesquita. “Com mais informações sobre como me prevenir, vou ter mais segurança e tranquilidade”, completou o estudante Paulo Henrique Castelo.

Assessoria de Comunicação do HUB