Notícia Notícia

Voltar

HUB tria pacientes antes do atendimento

Covid-19

HUB tria pacientes antes do atendimento

Cerca de 450 pessoas estão sendo avaliadas por dia. Objetivo é identificar pacientes com sintomas

O Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) preparou uma estrutura para avaliar a saúde de todos os pacientes e acompanhantes que chegam ao HUB para qualquer tipo de atendimento. Antes de serem encaminhados para o serviço que vieram buscar, eles passam por um posto de triagem, que conta com equipe preparada para verificar se apresentam sintomas do novo coronavírus.

Foram montados três postos de triagem: no Ambulatório 1, na Unidade de Oncologia (Unacon) e na emergência da Ginecologia e Obstetrícia. Os postos do Ambulatório 1 e da Unacon funcionam de segunda a sexta, de 7h às 19h. Na triagem da ginecologia, o atendimento é 24 horas. Todos os dias, estão sendo avaliadas cerca de 450 pessoas e, desse total, 10 apresentam algum tipo de sintoma.

Também está sendo feito um pré-atendimento na Unidade de Saúde Bucal, Farmácia Escola, Unidade de Diagnóstico por Imagem e Hemodinâmica. Os pacientes e acompanhantes avaliados nestes locais que apresentam sintomas são encaminhados para o posto de triagem do Ambulatório 1. Quem vem ao hospital para exames radiológicos agendados no período noturno é direcionado para triagem no próprio setor.

Encaminhamento
Se o paciente ou acompanhante não apresentar nenhuma queixa, é encaminhado para o atendimento que veio buscar. Se tiver sintomas e se enquadrar como caso suspeito de Covid-19, a avaliação é feita de acordo com índices, chamados escores, que identificam frequência respiratória, saturação, necessidade de suplementação de oxigênio, pressão arterial, frequência cardíaca, nível de consciência e temperatura. 

De acordo com o resultado, a equipe define o nível de risco do paciente ou acompanhante: baixo, moderado ou elevado. O encaminhamento depende de cada caso e vai desde a orientação para retornar para casa e permanecer em isolamento domiciliar à coleta de exame para diagnóstico de Covid-19 e atendimento no próprio hospital, que conta com área preparada para receber casos de suspeita ou confirmação de coronavírus.

Acesse aqui os fluxos completos e todas as informações sobre o funcionamento dos postos de triagem do HUB 

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB