Notícia Notícia

Voltar

HUB disponibiliza mais leitos de UTI e enfermaria

Covid-19

HUB disponibiliza mais leitos de UTI e enfermaria

Unidade de Manejo da Síndrome Respiratória Aguda Grave passou de 22 para 40 leitos no total

A partir desta quarta-feira (1º), o Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB) passa a contar com mais oito leitos de UTI para o tratamento da Covid-19, passando de 12 para 20, todos com ventilação mecânica e suporte para realização de diálise. Já o número de vagas de enfermaria para pacientes com o novo coronavírus dobrou, chegando a 20 leitos. 

No total, a Unidade de Manejo da Síndrome Respiratória Aguda Grave, área criada exclusivamente para enfrentar a pandemia e que abriga a UTI e a enfermaria de Covid-19, passou de 22 para 40 leitos. O aumento da capacidade atende à solicitação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), já que o DF tem registrado aumento de casos nas últimas semanas.
 
Para colocar em funcionamento a ampliação do serviço, o HUB transferiu parte dos leitos e da equipe da UTI Geral para a UTI Covid-19, recebeu três respiradores emprestados da secretaria, remanejou colaboradores de outras áreas e contratou profissionais temporários via processo seletivo emergencial realizado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

A equipe que atua no serviço agora soma aproximadamente 250 pessoas, quase o dobro se comparado ao começo de junho, quando a quantidade era de 138. São técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e um terapeuta ocupacional.

Perfil de pacientes atendidos
A UTI Covid-19 recebe casos graves encaminhados pelo Complexo Regulador da SES-DF. Já os leitos de enfermaria são destinados aos pacientes de menor gravidade, que precisam de internação, mas não de ventilação mecânica, como os que recebem alta da UTI Covid-19, os avaliados nos postos de triagem do hospital e aqueles encaminhados por outros hospitais ao HUB e que passam a apresentar sintomas.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB