Notícia Notícia

Voltar

HUB ganha nova brinquedoteca

Inauguração

HUB ganha nova brinquedoteca

Associação Amigos da Vida e empresas parceiras reformam e equipam local de lazer e aprendizagem de pacientes

A sala vazia e de paredes brancas agora está cheia de vida, com pinturas coloridas, televisão, três computadores, brinquedos pedagógicos e móveis modulares que se adaptam a diferentes configurações. Essa é a Brinquedoteca Renato Russo, novo espaço lúdico e de aprendizagem da pediatria do Hospital universitário de Brasília (HUB-UnB), inaugurado na última terça-feira (6). 

Viabilizada pela organização não governamental Associação Amigos da Vida, a nova brinquedoteca foi reformada e é a primeira informatizada do projeto. “O objetivo final é diminuir o tempo de internação das crianças, elevando a autoestima e trazendo alegria curativa. Ao longo do ano, faremos ainda oficinas, exibição de vídeos educativos e doações”, explicou o presidente da Associação, Christiano Augusto Souza Ramos.

O primeiro a usar o novo espaço foi o pequeno Samuel Oliveira, de apenas 2 anos. “Ele está adorando, aproveitando muito”, disse a mãe, Josilene da Silva Oliveira. A pediatria clínica e cirúrgica do HUB tem 20 leitos de internação e atende pacientes de 29 dias até 18 anos de idade. Dependendo do tempo de permanência, as crianças dão continuidade ao ensino escolar no próprio hospital. 

“Estou muito feliz. Este será um espaço de apoio educacional para desenvolver atividades lúdicas e favorecer a adaptação dos pacientes ao ambiente hospitalar”, contou emocionada a pedagoga Bianca A. C. Salim Teixeira, que iniciou o processo de parceria com a Associação.

Para o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho, a brinquedoteca é um espaço previsto em lei e fundamental para o ensino-aprendizagem e recuperação do paciente. “O processo de cuidar é muito mais do que atender e prescrever remédio, envolve criar um ambiente em que a pessoa possa melhorar o corpo e a mente. A brinquedoteca permite à criança se sentir um pouco menos dentro do hospital e um pouco mais perto de casa, o que é fundamental para sua melhoria”, afirmou.

O evento de inauguração contou com a participação especial do Papai Noel e seu ajudante duende. “Eu gosto do Papai Noel. Ele me deu um carrinho de bombeiro”, diz o paciente Arthur Yanomami, de 4 anos. Laís Cordeiro de Barros, de 7 anos, disse que vai aproveitar a brinquedoteca enquanto puder, já que em breve terá alta. “Vou brincar e aproveitar bastante. Vai ser bem legal”, contou. 

A enfermeira supervisora da pediatria, Maria do Socorro Xavier Félix, comemorou a inauguração. “É uma grande conquista para a pediatria do HUB, pois o tratamento não é somente medicamentoso, envolve também os fatores ambientais. Agora, temos um espaço adequado e estruturado”, relatou ela.

Brinquedotecas Renato Russo
Fundado em 2007, o projeto visa promover a diminuição do tempo de internação e o aumento da expectativa de vida de crianças em tratamento em hospitais públicos do Distrito Federal. A iniciativa conta com dez brinquedotecas implementadas, nove em Brasília e uma no Rio de Janeiro (RJ). 

A madrinha do projeto é a mãe do cantor Renato Russo, Carminha Manfredini. “O principal do nosso trabalho é o amor. Sempre fazemos as inaugurações no final do ano, pois nosso maior presente de Natal é poder beneficiar toda uma comunidade, principalmente as crianças. A solidariedade é um bem inestimável”, relatou.

Para realizar a reforma e a estruturação da brinquedoteca, a Associação recebeu ajuda da Caixa Seguradora, principal patrocinadora do projeto, e apoio de várias empresas e pessoas, entre eles Sebba, Fecomércio DF, Acontece Imobiliária, Brasfort, Call Contact Center, Australian Aid e Brasília Restaurant Week.

“Todo ano já temos essa data marcada em nossa agenda. Todas as brinquedotecas que ajudamos a construir foram maravilhosas, mas esta é especial. Com certeza as crianças vão poder curtir bastante este espaço”, declarou o diretor da Caixa Seguradora, Saint Gal de Pons Gregoire.

Imagens:

Assessoria de Comunicação do HUB